Um YouTuber chamado Ian Charnas resolveu fazer um experimento bastante inesperado usando um daqueles mini games "tudo em um" que fizeram parte da infância de tantas pessoas. Ele conseguiu fazer o gadget funcionar usando energia nuclear.
É uma ideia um tanto inusitada, mas o canal de Charnas é especializado nesse tipo de projeto ambicioso no estilo DIY (faça você mesmo). O que o YouTuber fez, então, foi usar trítio, células fotovoltaicas e baterias especiais para criar um mini game com pilhas que se carregam sozinhas.
Trítio é um isótopo radioativo do hidrogênio. Como todo material com essa propriedade, ele emite energia na forma de calor e luz enquanto acontece sua degradação. Charnas usou uma pequena quantidade do isótopo dentro do gadget, acompanhado de pequeníssimas células fotovoltaicas que captam a luz emitida pelo trítio e a convertem em energia elétrica.
Essa energia é, então, armazenada em baterias especiais, que foram montadas num aparato especial para ligá-las aos contatos onde normalmente se colocariam as pilhas do mini game.
Acessório de energia nuclear com trítio anexado ao mini gameFonte: Ian Charnas
O resultado final é um portátil que lhe permite jogar Tetris por mais ou menos uma hora antes de você precisar largar para dar tempo de suas baterias se recarregarem de novo. E as pessoas não precisam se preocupar com a radioatividade emitida pelo trítio colocado ali, porque ela não será nociva à saúde.
Claro que esse formato é inconcebível do ponto de vista comercial. Os materiais saem muito caros e a quantidade de energia gerada que pode realmente ser aproveitada é mínima. A ideia do projeto é mais pela curiosidade do experimento.
Charnas vai sortear o mini game nuclear numa rifa, revertendo os valores que forem arrecadados para uma instituição de caridade que ampara crianças vivendo perto das zonas afetadas pelo desastre de Chernobyl.
Fontes
Categorias