Quem está de olho nas notícias certamente viu que a Valve anunciou, nesta quinta-feira (15), o lançamento do Steam Deck. O dispositivo estará disponível em três variações com preços diferentes (com o modelo mais básico custando US$ 399, cerca de R$ 2.000 sem taxas ou impostos), e nas palavras de Gabe Newell, fundador da Valve, essa foi uma decisão difícil.
“Eu queria jogar [no Steam Deck] e falar ‘olha, funciona, é rápido e tudo mais...’ e então o preço veio em segundo lugar, e foi difícil. Mas era claramente um aspecto decisivo. Mas o principal era o desempenho e a experiência, [que] eram as maiores e fundamentais limitações que impulsionaram seu desenvolvimento”, declarou Newell em entrevista ao site IGN.
“Sabíamos que a faixa de preço seria muito importante, então [...] desde o início mantivemos isso em mente e trabalhamos muito, muito duro para alcançar um valor coerente”, destacou Shreya Liu, diretor de hardware da Valve.
Introducing Steam Deck: powerful, portable PC gaming starting at $399. Designed by Valve, powered by Steam. Shipping December 2021.
— Steam (@Steam) July 15, 2021
Learn more at https://t.co/ZOTx3KUCVK and reserve yours tomorrow. #SteamDeck pic.twitter.com/jcgbaKfT9c
Especificações técnicas
Segundo a página oficial do Steam Deck, ele vai trazer 16 GB de memória RAM, além de um processador Zen 2 4c/8t de 2.4-3.5 GHz, placa de vídeo 8 RDNA 2 Cus de 1.0-1.6 GHz, e Bluetooth 5.0. A resolução esperada é de 1280 x 800 px na proporção 16:10, além de trazer uma tela de 7 polegadas e controles acoplados ao dispositivo.
Somado a isso, ele também conta com uma nova versão do Steam OS com suporte a Proton, arquitetura RDNA 2 com suporte a Ray Tracing, Variable Rate Shader e outras tecnologias.
Fontes