Nesta terça-feira (22), a AMD finalmente disponibilizou sua nova tecnologia para jogos, o FidelityFX Super Resolution (FSR). Com proposta similar ao DLSS, da concorrente Nvidia, a novidade busca aumentar a performance nos games sem comprometer a qualidade de imagem, com a vantagem de estar disponível para diversos tipos de placa de vídeo.
Além disso, sua forma prática de implementação chamou a atenção dos desenvolvedores, como o diretor de operações da Exor Studios, Pawel Lekki, que atualmente trabalha em The Riftbreaker. O título multiplataforma foi anunciado para Playstation 5, Xbox Series X, PC, bem como para os consoles da geração passada.
Segundo o desenvolvedor, o FSR levou apenas dois dias para ser implementado no projeto e permitiu que a equipe trabalhasse por mais tempo em sua otimização dentro do sistema do jogo, o que demorou um período total de uma semana — um prazo rápido, considerando os padrões da indústria.
The Riftbreaker possui FSR.Fonte: AMD, YouTube
Lekki comemora a praticidade e resultado do FidelityFX Super Resolution: "independentemente da plataforma, podemos fornecer a mesma tecnologia, não precisamos personalizá-la por fornecedor, ela simplesmente funciona," diz o desenvolvedor.
Mais performance (quase) sem sacrifícios
Nesse contexto, o canal do YouTube Linus Tech Tips efetuou uma série de testes para conferir os benefícios do FidelityFX Super Resolution na prática. A avaliação contou com a placa de vídeo RX 6800XT, da AMD, e desafiou o potencial da tecnologia nos jogos The Riftbreaker, Anno 1800, Kingshunt, Terminator: Resistance e Godfall — sendo este último o principal parâmetro para as comparações.
Os resultados foram promissores, mesmo considerando que o FSR ainda está em sua fase inicial e receberá melhorias no futuro. Na maioria dos jogos, foi observado um grande aumento na performance com pouco custo na qualidade gráfica, salvo por pequenos artefatos que podem passar despercebidos de acordo com cada título. Ainda assim, a tecnologia oferece uma experiência superior à resolução nativa no quesito desempenho.
Far Cry 6 e Resident Evil Village receberão FSR em breve,Fonte: AMD, Linus Tech Tips
Em Godfall, por exemplo, há um aumento de 44% na taxa de quadros por segundo com a configuração "Ultra Quality" e até 133% no modo "Performance", com todos os recursos gráficos no máximo, buscando simular a resolução 4K nativa. O custo-benefício do FSR se mostra muito atrativo neste caso, com poucos artefatos e grande qualidade visual.
Godfall com FSR no modo "Ultra Quality" 4K.Fonte: Linus Tech Tips, YouTube
Quais placas de vídeo são compatíveis?
O FidelityFX Super Resolution já está disponível no PC para os usuários com as seguintes linhas de placas de vídeo:
- Radeon RX 460, 470 e 480;
- Série RX 500
- Série RX Vega
- Série RX 5000/5000M
- Série RX 6000/6000M;
- Radeon Graphics da família Ryzen 2000 e adiante
- Séries Nvidia GTX 10/16, 20 e 30
Fontes
Categorias