Mesmo após quase 8 anos de lançamento, GTA 5 continua sendo um dos principais materiais de estudo e modificações do mundo dos games. Até mesmo a Intel já fez pesquisa utilizando o jogo. Desta vez, um programador foi além e recriou parte do título utilizando inteligência artificial.
A “façanha” foi feita por Harrison Kinsley, dono do canal sentdex no YouTube. Ele utilizou o GameGAN para fazer o trabalho, uma rede neural da Nvidia que consegue imitar ambientes de jogos simulando motores gráficos.
A produção demorou 2 meses para ser concluída e contou com a colaboração do desenvolvedor Daniel Kukiela. Confira, abaixo, o vídeo com a explicação sobre o feito e a demonstração jogável rolando.
Em entrevista ao site Eurogamer, Kinsley explicou que ele e Kukiela não sabiam muito sobre a ferramenta GameGAN, mas que o processo foi avançando depois de muita tentativa e erro. “Então tínhamos que aprender fazendo, e nós continuamos fazendo”, disse.
A parte jogável do projeto mostra o carro em uma das rodovias do game e todas as execuções dos comandos funcionando como se fosse o jogo verdadeiro. A recriação também envolve vários os elementos que compõem o cenário, como as sombras debaixo do carro e os reflexos, por causa da luz do sol.
As colisões, porém, estiveram entre os problemas encontrados pelos desenvolvedores. A rede neural demorou para entender qual a reação esperada de um veículo batendo em outro ou na lateral da estrada.
E aí, o que achou do resultado da recriação de GTA 5? Deixe a sua opinião na seção de comentários abaixo!
- Compre aqui o Jogo Jogo GTA V, Xbox
- Compre aqui o Jogo GTA V, PlayStation 4
Fontes