Durante um evento realizado nesta terça-feira (22), a Nvidia revelou mais detalhes sobre a sua atuação no mercado brasileiro. A companhia disse que vendeu cerca de 2 milhões de GPUs no nosso país durante os últimos 12 meses.
O número engloba as vendas de placas de vídeo para desktops e também chips integrados em notebooks. De acordo com a companhia, o mercado brasileiro movimentou aproximadamente R$ 4,5 bilhões em produtos da Nvidia desde 2020.
Mesmo com preços altos e baixo estoque, Nvidia registrou crescimento recorde no Brasil.
Os valores revelados pela companhia impressionam por causa das dificuldades enfrentadas pelo mercado de hardware desde o início da pandemia. Apesar da alta nos preços, que foi causada pelos baixos estoques e mineração, a empresa teve seu maior crescimento em vendas no Brasil durante os últimos 18 meses.
Vale ressaltar que a companhia não detalhou a finalidade de uso das placas de vídeo comercializadas no Brasil. Ou seja, não é possível calcular quantas GPUs foram destinadas para games e a parcela utilizada para a mineração de criptomoedas.
RTX 30 é o maior lançamento da Nvidia
Apesar de a pandemia ter mexido nos preços e estoques, o isolamento social também ajudou no lançamento da série RTX 30 e das plataformas da Nvidia. A empresa revelou que já possui mais de 260 milhões de jogadores em dispositivos GeForce e as GPUs Ampere são o maior lançamento da empresa até hoje.
De acordo com a Nvidia, a série de GPUs Ampere teve o crescimento mais rápido no mercado entre as arquiteturas de placas de vídeo da linha GeForce. Os produtos da série RTX 30 alcançaram o dobro de participação na Steam durante seu lançamento.