Nos últimos anos, vimos o crescimento da quantidade de opções de acessibilidade no mundo dos games, algo extremamente importante para aqueles que possuem algum tipo de deficiência e querem oportunidades mais inclusivas para aproveitar seus momentos de entretenimento com os videogames. Felizmente, um dos jogos mais esperados do PS5 deste ano, Ratchet & Clank: Rift Apart, já teve inúmeros recursos de acessibilidade confirmados.
Developing games that are playable and inclusive for people from a wide variety of backgrounds is critical to our mission at Insomniac Games. Below is a list of some of the major accessibility features you can expect to see come June 11th in #RatchetPS5.#GAAD2021 #GAAD pic.twitter.com/1EOJFfIruv
— Insomniac Games (@insomniacgames) May 20, 2021
A desenvolvedora Insomniac Games fez uma postagem muito legal em sua página oficial do Twitter falando um pouco sobre a importância dessas opções em seus jogos. Conforme o que eles comentaram, desenvolver games que sejam jogáveis e inclusivos para a maior variedade de pessoas possível é uma missão crítica para o estúdio. Dentre os recursos que eles divulgaram hoje, estão:
- Modo de tiro: muda o modo de tiro entre o padrão e as opções de segurar o botão e alternar entre ligado/desligado.
- Modo de mira: muda o modo de mira entre alternar entre ligado/desligado ou segurar o botão.
- Mira automática: vira a câmera para o inimigo mais próximo quando se está atirando.
- Assistência de mira: ajusta automaticamente a velocidade da câmera para te ajudar a manter a mira no alvo.
- Trava de mira: trava a sua mira em um inimigo quando estiver atirando.
- Proteção das bordas da tela: te impede de cair de bordas fora da tela.
- Carregamento automático das Hoverboots: carrega as Hoverboots automaticamente para que elas fiquem na velocidade máxima.
- Assistência de voo: ajusta os níveis de voo automaticamente durante trechos específicos.
- Contraste: permite o ajuste da intensidade do contraste da imagem.
- Opções de contraste: permite que você mude ainda mais aspectos do contraste da imagem para melhorar sua visibilidade.
- Borrão de movimento: ativa o efeito de borrão quando um objeto ou a câmera se move rapidamente na tela. Também conhecido por nós como "Motion Blur".
- Tremor da tela: ativa ou desativa os efeitos de tremor da tela em certos trechos do jogo.
- Exibição do objetivo: permite que o jogo sempre mostre os objetivos ativos na tela.
- Tamanho dos ícones: te deixa aumentar ou diminuir o tamanho de ícones na tela.
- Ponto central: coloca um ponto centralizado na tela em todos momentos, sendo substituído só pela mira da arma ou retirado em cutscenes.
- Cor do texto enfatizado: permite que você mude a cor do texto enfatizado.
- Remapeamento dos controles: permite que você mude o mapeamento dos controles como preferir.
- Travessia Simplificada: faz com todos os tipos de travessia do jogo sejam controlados por apenas um botão.
- Atalhos: te permite escolher ações específicas para colocar em um atalho no controle.
- Sensibilidade da câmera: te permite ajustar a sensibilidade da câmera como preferir.
- Vibrações: deixa que você selecione se quer vibrações no controle ou não, além de deixar que mude a intensidade desse recurso.
- Alto-falante do controle: permite que certos sons toquem diretamente no auto-falante do controle do PS5. Também é possível ajustar o volume.
Bastante coisa, não acha? Vale notar que o estúdio mencionou que essas eram as opções principais que eles oferecerão em Ratchet & Clank: Drift Apart, então é bem possível que outros recursos menores que não foram listados aqui estejam presentes no game.
Para quem já está mais do que ansioso para aproveitar essa nova aventura da franquia, vale lembrar que o título será lançado exclusivamente no PS5 no dia 11 de junho!
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