Um vazamento de uma loja polonesa, nesta semana, reforçou a existência da GeForce RTX 3080 Ti, indicando que a peça deve estar próxima de ser anunciada oficialmente pela Nvidia. Além de parte das configurações, o que chamou a atenção é que a GPU também deve limitar a hashrate para mineração.
A placa de vídeo deve ter 12 GB de VRAM GDDR6X, 10.240 núcleos CUDA e custar cerca de US$ 999 (aproximadamente R$ 5,4 mil na cotação atual). De acordo com o site Digital Trends, existe a expectativa de que o produto seja lançado no final de maio de 2021.
O último evento com novidades da Nvidia foi o CES 2021, que foi realizado em janeiro. Entre outros produtos, a empresa mostrou laptops da série RTX 30 e RTX 3060.
E além da RTX 3080 Ti, relatórios indicam que a RTX 3070 Ti e laptops com as possíveis RTX 3050 e 3050 Ti devem começar a ser vendidos a partir de junho.
Mineração e escassez de placas
A nova GPU dará continuidade ao "projeto" da Nvidia de tentar controlar a mineração a partir de seus acessórios. Segundo o site VideoCardz, a RTX 3080 Ti deverá alcançar hashrate de 118.9 MH/s, o que é uma taxa alta. É nesse cenário que entrarão as soluções de driver, BIOS para limitar esse número.
A empresa criou uma linha de placas de vídeo específicas para mineração, justamente para evitar que as pessoas comprem peças voltadas jogos com o objetivo de garimpar as criptomoedas. De acordo com a companhia, esse uso é um dos motivos para a escassez de placas no mercado.
Há algumas semanas, a chefe de finanças da empresa, Colette Kress, afirmou que os estoques de GPU da Nvidia permanecerão baixos pelo menos até o final de 2021.
Fontes
Categorias