Durante uma reunião com investidores, a CD Projekt Red revelou uma nova estratégia de mercado para tentar evitar fiascos como o lançamento de Cyberpunk 2077, que ainda está fora da PS Store por causa de seus bugs. A empresa polonesa revelou que continuará fazendo games de alto orçamento (AAA), mas pretende investir menos em marketing.
A partir de 2022, a empresa pretende trabalhar em múltiplos jogos AAA e também em expansões de maneira paralela. Atualmente, a companhia tende a direcionar seus esforços para um projeto de grande porte por vez.
Fonte: CD Projekt Red
O estúdio vai continuar centralizando o desenvolvimento de jogos na RED Engine, o atual motor gráfico da companhia. Com isso, os times de criação poderão compartilhar experiências e até mesmo mecânicas de jogo, mesmo trabalhando em projetos diferentes.
Menos marketing, mais produtos
A empresa também ressalta que vai ser mais cautelosa com publicidade, visando escapar de problemas como as altas expectativas em cima de Cyberpunk 2077. Segundo a companhia, "as futuras campanhas de marketing serão menores, com conteúdo promocional chegando mais próximo do lançamento dos games."
A CD Projekt Red vai trabalhar em múltiplos jogos AAA simultanemente.Fonte: CD Projekt Red
Enquanto o marketing vai diminuir, a CD Projekt vai investir em outros meios para conseguir divulgar suas franquias e ganhar novos jogadores. Assim como já acontece com The Witcher, a empresa pretende expandir o universo de Cyberpunk 2077 para outras mídias, como televisão, e realizar cooperações com marcas de games e periféricos, visando estabelecer a franquia no mercado.
Single player, mas com elementos online
Os elementos online se tornarão cada vez mais comuns em jogos do estúdio.Fonte: CD Projekt Red
Outra projeção para o futuro da CD Projekt Red é colocar mais elementos online em seus games. A companhia esclareceu que seu foco ainda é lançar RPGs com grande foco na narrativa, mas os jogos devem ganhar mais funções conectadas.
O objetivo da CD Projekt Red é desenvolver experiências online profundas e que façam sentido dentro dos futuros games da companhia. A empresa também quer transformar o launcher de computador GOG Galaxy em uma plataforma de conexão de jogadores e desenvolver tecnologias que combinem com a "nova filosofia online" da firma.
Fontes