Mais um rumor sobre a próxima geração do Nintendo Switch acaba de surgir. De acordo com a nova especulação, a suposta versão Pro do console da Nintendo deve chegar com um chip gráfico de nova geração da Nvidia, baseado na futura arquitetura Lovelace.
A especulação surgiu após um perfil no Twitter chamado "Kopite7kimi", que é famoso por realizar vazamentos da Nvidia, comentar uma notícia sobre o suposto Switch Pro apenas com o termo "ada". A publicação faz referência à matemática inglesa Ada Lovelace, que é a inspiração da fabricante de placas de vídeo para o nome de sua próxima série de produtos.
ada
— kopite7kimi (@kopite7kimi) March 24, 2021
A arquitetura de GPU Lovelace ainda não foi revelada pela Nvidia, mas é esperada para substituir a tecnologia Ampere, usada nas placas de vídeo RTX 30. Segundo as especulações, a próxima geração de chips da empresa será ainda mais potente com Ray Tracing e Deep Learning Super Sampling (DLSS).
Switch com DLSS
De acordo com especulações vindas da Bloomberg, o Nintendo Switch Pro terá um processador gráfico com suporte para DLSS. A tecnologia utiliza inteligência artificial para melhorar a qualidade de imagem dos games e também realizar upscaling de resolução.
Atualmente, a tecnologia é bastante popular no PC ao ser utilizada para garantir mais frames por segundo em games competitivos ou melhorar a qualidade de jogos com Ray Tracing, que é bem pesado de processar. Para trazer mais desempenho ao PC, a placa de vídeo roda o jogo em Full HD, por exemplo, mas o algoritmo utiliza deep learning para exibir o resultado final em resoluções mais altas, como QuadHD e 4K.
O Nintendo Switch Pro deve chegar com DLSS, segundo rumores.Fonte: Videocardz
A novidade pode ser bastante positiva para o Switch, principalmente com o console sendo utilizado no modo para televisão. Apesar de a Nintendo não ter confirmado a existência da versão Pro do console, os modelos atuais da linha utilizam um chip Nvidia Tegra X1, o que já mostra uma relação entre as empresas.
De acordo com os rumores, o Nintendo Switch Pro contará com uma GPU capaz de utilizar DLSS e também um processador mais rápido. As especulações ainda apontam que o console terá mais bateria, uma tela maior feita em OLED e suporte para exibição de imagens em 4K.
Segundo a Bloomberg, a Nintendo pode lançar o novo console no final do ano, visando aproveitar as vendas de datas festivas e comerciais, incluindo Black Friday e Natal.
Fontes