Uma reforma de lei na Alemanha pode tornar jogos com venda de caixas de loot exclusivos para maiores de 18 anos. Visando a proteção de crianças envolvidas neste tipo de jogo, o pedido formal enviado ao parlamento alemão reforça que este tipo de mecânica em videogames é predatória e precisa de uma classificação etária mais condizente.
O texto será analisado pelo corpo legislativo do país, podendo começar a ter efeito ainda neste ano. Desta forma, caso aprovado, jogos que trazem mecânicas envolvendo pagamento por itens de sorte deverão se adaptar à classificação indicativa ou aceitar a nova marcação de idade.
Como a prática das loot boxes já se tornou comum nos jogos online, mesmo competitivos, a discussão sobre como lidar com a compra de itens contando com a sorte tem se tornado assunto recorrente. A EA Games, dona de títulos famosos envolvendo esporte, ação e corrida, está entre as empresas acusadas de práticas abusivas de venda de itens digitais.
Sistema de caixas de loot em Star Wars: Battlefront IIFonte: (Fonte: IDG/Hayden Dingman)
Em 2017, o lançamento de Star Wars: Battlefront II ficou marcado pelo uso abusivo deste tipo de negócio. O jogo chegou a entrar para o livro dos recordes por uma postagem no Reddit com o maior número de votos negativos, 683 mil dislikes. Atualmente, a EA tem como ponto alto o FIFA, que também tem sistema de compra envolvendo caixas de loot. O jogo de futebol é indicado para maiores de 3 anos de idade e pode ser fortemente afetado pelas campanhas contrárias a sistemas de sortes envolvendo dinheiro em games.
Já em 2018, a BBC escreveu sobre o vício de crianças em jogos por conta desta programação de recompensa aleatória. De acordo com o artigo, o número de crianças viciadas em jogos chegou a quadruplicar em apenas dois anos.
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