Você já deve ter visto no noticiário e redes sociais muita gente falando sobre a polêmica das ações da Gamestop e como um fórum na internet conseguiu passar a perna em Wall Street, mas talvez ainda não entenda exatamente como tudo aconteceu e o que significa. Nós estamos aqui para te ajudar!
Uma antiga suspeita
Tudo começou no fórum do Reddit r/WallStreetBets, onde um usuário chamado DeepFuckingValue notou que havia algo de estranho com as ações da GME (Gamestop Corp), sendo recebido com bastante ceticismo pelos outros membros:
Hey Burry thanks a lot for jacking up my cost basis from r/wallstreetbets
Ele seguiu comprando ações da GME nos meses seguintes, e a chave de sua aposta eram os próprios relatórios financeiros da Gamestop, que não indicavam que a empresa estava tão ruim das pernas quanto os valores das ações davam a entender.
Na verdade, a Gamestop tinha mais do que dinheiro suficiente para pagar as suas dívidas, o que tornava estranho suas ações estarem sendo vendidas ao baixo preço de 2 a 4 dólares! O motivo disso se escondia nos shorts, um termo específico do mercado.
Manipulação e shortings
Shorting acontece quando pegamos ações de outras pessoas e então as passamos adiante esperando que o seu preço caia. Então você faz a compra de volta por um preço mais baixo, devolve as ações emprestadas e lucra com a diferença de preço. Ao estudar os shorts da GME, foi fácil detectar uma expectativa de lucro.
É nisso que dá ensinar os jogadores a especular no mercadoFonte: Twitter
Afinal, grandes fundos de investimento, como a Melvin Capital, estavam negociando essas ações e manipulando o mercado na expectativa de fazer a Gamestop falir, de forma que eles nunca precisariam cobrir os valores pagos. Michael Burry, um dos maiores especialista do ramo, percebeu isso, entrou no jogo do DeepFuckingValue e também investiu na GME.
A internet triunfa
No começo desta semana o r/WallStreetBets viralizou e resolveu intensificar a sua "trollagem" para quebrar os bilionários da Melvin, estimulando seus membros a comprarem ações da Gamestop em peso, mesmo com o preço subindo.
Milhares de pessoas atenderam o chamado e as ações da GME foram subindo para 40, 100, 360 dólares. A cada subida de preço a Melvin tomava mais prejuízo, já que ela era um inevitável comprador garantido, alguém que necessariamente teria que pagar o preço elevado dessas ações no futuro.
— Poorly Aged Things (@PoorlyAgedStuff) January 28, 2021
As centenas milhares de ações que ela comprou por poucos dólares teriam que ser pagas por um valor mais de 10x maior, o que irritou os figurões de Wall Street e as empresas, que tentaram intervir no que deveria ser um livre mercado.
Nas últimas horas, as compras de ações da GME foram artificialmente travadas para tentar obrigar o povo a fazer vendas. Aplicativos passaram a vetar negociações da GME, como o RobinhoodApp, e até o Discord acabou excluindo o grupo do WallStreetBets, embora depois tenha voltado atrás.
Essa história ainda está longe do fim, e o debate sobre a legalidade dessa intervenção deve permear os próximos dias. O que você achou da situação? Será que veremos mais casos assim no futuro? Comente a seguir!