De acordo com a plataforma App Annie, especialista em estatísticas do universo mobile, Free Fire foi o jogo mais baixado do ano em 2020. O battle royale, que já havia obtido essa conquista em 2019, se consagra no segundo ano seguido, emplacando uma série de recordes em jogadores ativos e visualizações nas redes sociais.
Em 2020, o título da Garena atingiu um pico de 100 milhões de jogadores ativos simultaneamente, além de tornar-se referência no YouTube ao ser visualizado mais de 72 bilhões de vezes e virar o terceiro jogo mais acompanhado pelo público na plataforma, ultrapassando uma impressionante marca de 100 bilhões de views totais.
Boa parte dessa impulsão que Free Fire sofreu nos últimos anos foi causada pela consolidação do jogo no cenário dos eSports, especialmente com a ascensão do Free Fire Continental Series, torneio mundial que registrou 2,5 milhões de expectadores simultâneos no final de 2020. Além disso, o jogo conta com inúmeros campeonatos de menor expressão, mas que carregam a experiência profissional e competitiva para o público.
A popularidade do battle royale levou ao compromisso com inúmeras parcerias, resultando em eventos temáticos de La Casa de Papel, DJ KSHMR e a recente aparição de Chrono, personagem do jogador Cristiano Ronaldo.
Atualmente, Free Fire ocupa o topo na categoria Ação nas plataformas iOS e possui mais de 500 milhões de downloads apenas em dispositivos Android.
Fontes