Apesar de o PS5 não suportar oficialmente um navegador web, o portal Ars Technica descobriu uma forma oculta de acessar a ferramenta. Isso, de forma indireta, traz de volta a funcionalidade que já existia tanto no PS3 quanto no PS4.
O portal descobriu que existe o acesso ao browser através da opção de vincular o PS5 a outros serviços, como o Twitter. Ao selecionar esta opção, os usuários são levados a uma página para realizar o login.
"ps5 has no browser" meanwhile in ps5 browser: pic.twitter.com/TsLEI849cF
— Siliccan (@siliccan) November 13, 2020
Todavia, os jogadores podem clicar no ícone da rede no canto superior esquerdo para acessar a página inicial do Twitter e, com isso, ter acesso à barra de URLs — não é possível acessar nenhum outro endereço na barra, mas o browser funciona inclusive com um teclado USB conectado no console.
Funcionalidade foi descartada pela Sony
Não se sabe se esse foi um método intencional de acessar a internet ou se foi uma falha despercebida que será removida no futuro. Mas é válido ressaltar que a Sony declarou anteriormente que o PS5 não ofereceria suporte à funcionalidade, basicamente por questionar a sua utilidade.
Hideaki Nishino, vice-presidente de planejamento da PlayStation, declarou em uma entrevista que "não pretendemos instalar um browser no PS5. Claro, eu o utilizo como um componente para usar várias funções de rede, mas tenho dúvidas se um navegador da web é necessário para consoles de jogos como um aplicativo".
Nishino on the lack of a web browser on PS5:
— Nibel (@Nibellion) November 10, 2020
"Currently, we don't intend to include a web browser in PS5."
"We have doubts about whether a web browser is necessary for a game console as an app, so we'll have to wait and see." pic.twitter.com/YB0jiuajdr
O PS5 foi lançado oficialmente ontem (12) em países como Estados Unidos e Japão. No Brasil, o console da nova geração da Sony chega apenas em 19 de novembro, com redução de valores já aplicadas.
O que você acha da decisão da Sony em não disponibilizar mais a funcionalidade? Fará falta? Comente conosco na sessão de comentários abaixo!