*Este é um texto que reflete a opinião do nosso querido apresentador Guilherme Sarda, fã declarado da biblioteca do SNES, um dos consoles mais importantes da história
O Natal de 2016 teve uma febre nos Estados Unidos: o console de emulação batizado de NES Classic Edition, ou NES Mini para os íntimos. Um console minúsculo, que cabe na palma da mão, e que custa apenas 60 dólares, um verdadeiro baú de nostalgia.
A gente fez uma análise detalhada sobre o aparelho, e você pode assistir a ela logo abaixo:
O ‘tchan’ do Nes Mini é ele ser muito parecido com o console original, funcionar direto do USB da televisão, contar com os controles originais da década de 80 e ter uma seleção maneira dos melhores jogos que marcaram a história dos video games. É claro que ele tem problemas, principalmente o fato de que a Nintendo não colocou no mercado um número suficiente de aparelhos que atendesse à demanda, e agora é quase impossível encontrá-lo por aí.
O boato da vez é que o Nintendinho moderno foi descontinuado porque a gigante japonesa está preparando um Super Nintendo Mini. E com o impacto que o videogame de 16-bits teve no mundo inteiro, dá para imaginar o quanto de jogadores como eu ficaram esperançosos que isso possa acontecer.
Então, aí vão os 30 jogos que eu, Sarda, gostaria de ver no Snes Classic Edition e, claro, vou explicar meus critérios para essa seleção.
Quais os critérios dessa seleção?
Não adianta fazer uma lista apenas com os jogos de que mais gostei. A seleção de títulos de um Snes Mini precisa levar em consideração algumas coisas: a relevância de alguns dos jogos do sistema, os possíveis problemas de direitos autorais enfrentados pela Nintendo para alguns títulos, a limitação de controles diferentes, o teto de 30 títulos do NES Mini, a diversidade de gêneros entre os jogos para agradar diferentes públicos e o grau de crocância deles. Ah, e também os que eu particularmente gostaria de jogar, claro.
Dito isso, fecha a matraca, Sarda, e bora pra lista:
Não existia a possibilidade de começar diferente
- Super Mario All-Stars
- Super Mario World
- Super Mario World 2: Yoshi’s Island
- Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
- Super Mario Kart
Nosso pacotão 'Mario' começa com tudo que o bigodudo pode oferecer: Super Mario All-Stars entrega muito valor com vários jogos, enquanto Yoshi's Island proporciona a visão artística de Shigeru Miyamoto com o poder de processamento dos chips especiais do SNES. Para fechar, o primeiro RPG da lista é representado com Super Mario RPG, uma linda parceria da Square com a Nintendo.
Um espetacular jogo de lançamento que marcou o poder do SNES
- Star Fox
- F-Zero
- Super Metroid
- Mega Man X
- Super Punch Out!
O Snes foi o berço de muitas experiências single player, apesar de ter sido marcado também como um console concebido para uma época em que uma das maiores diversões possíveis era sentar e jogar com os amigos. Com esses jogos, temos a certeza de horas de diversão, em títulos que marcaram o design de games para sempre e foram o ponto definitivo de séries lembradas até hoje.
Tocou forte o coração?
- The Legend of Zelda: A Link to the past
- Chrono Trigger
- Final Fantasy III (VI)
Foi na geração 16-bits que os criadores de grandes aventuras e RPGs atingiram uma finesse nunca antes vista. Por mais que o console possua várias outras pérolas deixadas de fora aqui, como Breath of Fire ou Secret of Mana, os três títulos citados nos marcadores acima entregam algumas das representações máximas do gênero do Super Nintendo e dezenas de horas de exploração e mistério.
Eu não me preocupo como será feito Nintendo: ou tem um Donkey Kong ou faremos um motim!
- Donkey Kong Country 2: Diddy’s Kong Quest
- Contra III: The Alien Wars
- Sunset Riders
- Kirby Super Star
- Looney Tunes B-Ball
- Final Fight 2
- R-Type III
- Killer Instinct
- Ultimate Mortal Kombat III
- Street Fighter II TURBO
- Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles In Time
Um dos grandes pontos positivos do SNES é que ele contém jogos que você pode curtir sozinho, mas que, ao mesmo tempo, entregam um incrível poço de memórias criadas através daquela tarde ao lado de um amigo ou amiga. Os anos 90 foram marcados pelos games de plataforma, pelos run'n'shooters e pelos jogos de luta. Esse pacotão todo em cima também garante espaço para as incríveis aventuras arcade da Konami, que ganharam ótimas adaptações caseiras.
Só numa lista brasileira pra ter esse jogo e Top Gear, fala aí?
- Top Gear
- International Super Starsoccer Deluxe
- Super Bomberman 4
- Side Pocket
- Super Tetris 3
- Rock’n’Roll Racing
Por fim, nosso brasilzão: impossível não termos Top Gear e International Superstar em uma lista feita por 'apenas um brasileirinho'. Além disso, outras opções como Super Tetris 3 e Side Pocket adicionam gêneros relaxantes a um pacotaço eletrizante que tivemos até aqui. Super Bomberman 4 também oferece, se a Nintendo permitir, multiplayer com mais de 4 jogadores!
Muitas escolhas aqui doeram: remover NBA Jam TE para colocar Looney Tunes B-Ball aaconteceu graças aos elementos de gameplay divertidos dessa maluquice em forma de cartucho. Isso sem falar que não ter Super Castlevania IV machuca demais. Da mesma forma, com certeza a versão original do aparelho terá algum jogo de Hockey ou outro esporte popular nos Estados Unidos, e tentei não levar isso em conta, apesar de saber que teria de 'sacrificar' algum slot com essa consideração.
Sem dúvida alguma queremos ver o SNES Mini acontecer. Mesmo sabendo que nossa lista é um pouco brasileira, tomara que grande parte dela venha a se concretizar
Mas e aí, quais jogos vocês escolheria para o seu SNES Mini? Quais seriam os critérios da sua seleção? Onde você concorda na minha lista e em que ponto dei aquela vacilada e esqueci um grande título? Até mesmo porque, em um console com uma biblioteca tão extensa, é impossível acertar de primeira. Na verdade, é impossível acertar no geral: uma lista como essa sempre terá paixão envolvida, e alguma coisa terá que ser deixada de lado, infelizmente.
Conta tudo isso pra mim aí nos comentários e vamos esperar ansiosamente pra que esse aparelho venha a existir e seja a mais pura delícia dos vídeojuegos!
Categorias