24 anos após ter sido imaginado pelo diretor Michel Ancel, o protótipo do primeiro Rayman rodando no Super Nintendo finalmente pode ser conferido por jogadores de todo o mundo. Tudo isso graças a Omar Cornut, diretor criativo de Wonder Boy: The Dragon’s Trap, que é conhecido por seu trabalho de curadoria e preservação de games.
A parceria que possibilitou isso de acontecer teve início em outubro de 2016, quando Ancel revelou ter encontrado o protótipo perdido. Cornut entrou em contato com Ancel e obteve com ele a permissão de fazer o “dump” do cartucho, cuja ROM agora pode ser jogada em qualquer emulador. “Eu só pedi para Michel, que eu conheço, e ele gentilmente me emprestou o cartucho para fazer o dump dele”, explicou Cornut.
I've dumped a prototype demo of unreleased Rayman for SNES, here it is! (NB: very early dev build, not a full game) https://t.co/F3XB9XRhTA pic.twitter.com/oLhOdNDyHF
— Omar (@ocornut) 3 de julho de 2017
Antes de trabalhar em Wonder Boy (um ótimo jogo, diga-se de passagem), Cornut adquiriu fama ao preservar os games de 8 bits das plataformas da SEGA. O protótipo de Rayman representa o jogo em uma etapa de desenvolvimento bastante inicial, sendo que nenhuma das mecânicas planejadas foi incorporada da maneira adequada.
O que mais chama a atenção é o fato de que o primeiro Rayman nunca chegou ao Super Nintendo, sendo que o personagem fez sua estreia no Atari Jaguar antes de ganhar mais fama no PlayStation. Atualmente o personagem está em um “período sabático” após o bem-sucedido Legends, que chegou às lojas em 2013 — clique aqui caso deseje baixar e testar o protótipo perdido do primeiro game.
Fontes
Categorias