Em Mass Effect: Andromeda, as dezenas de planetas (exploráveis ou não) possuem diversos itens para ajudar na melhoria dos equipamentos usados pelo seu personagem. Entre eles estão os minerais, encontrados em diferentes tipos e localidades da galáxia de Andrômeda.
Existem cinco formas de conseguir minerais: através de vendedores; encontrando-os a pé em locais espalhados pelo mapa; usando o veículo Nomad para fazer a extração nos planetas; recorrendo ao escâner espacial dentro da Tempest; ou ter gasto Pontos de Viabilidade Andrômeda (PVAs) nos casulos científicos. Abaixo, explicamos como funciona cada uma dessas fontes.
Vendedores
Além de armas e armaduras, muitos mercadores disponibilizam minerais para compra. Claro que checar todos eles em seus respectivos planetas leva bastante tempo. Por isso, a melhor solução é acessar o Terminal de Comércio localizado na Tempest.
Os minerais ficam em uma aba específica para Recursos — a que possui o ícone de um diamante. Eles variam de acordo com o planeta e vão mudar sempre que você sair e voltar da Tempest. Por se tratar de uma maneira mais fácil de conseguir os minerais, você precisa ter uma boa quantidade de créditos para gastar, pois a maioria não é nada barata. Quanto mais raro ele for, mais caro será. Portanto, caso você tenha poucos créditos, o recomendável é minerar direto nos planetas.
A pé
Durante sua exploração pelos planetas de Andrômeda, você vai notar que alguns minerais podem ser coletados enquanto você estiver caminhando. No geral, eles ficam nas paredes de cavernas ou próximos a alguma vegetação, e alguns desses minerais, como cádmio e urânio, só são encontrados assim — a não ser que você visite o Terminal de Comércio na Tempest e tenha a sorte de encontrá-los para venda.
Nomad
Ao usar o Nomad para se locomover rapidamente em um planeta, o próprio veículo vai indicar zonas de minério naquele local. Fique de olho no canto superior esquerdo da tela, em uma pequena janela que mostra a força atual daquela zona de extração. Se o local tiver minério no subsolo, a janela em questão ficará azul ou verde, indicando que ali existem recursos. Note que haverá uma linha na coluna do minério encontrado que mostra sua intensidade — quanto mais alta ela estiver, maior é a quantidade.
A partir daí, abra o computador de mineração. Caso aquela área seja mesmo rica em recursos, SAM vai informá-lo que o dispositivo está pronto para iniciar a mineração. Lance o drone para confirmar o procedimento.
Tempest
Os planetas não exploráveis possuem inúmeras anomalias, e muitas delas são grandes depósitos de minerais. Ao desembarcar em uma nova região da galáxia, a cientista Suvi vai confirmar que existe alguma interferência naquele local, indicando a possibilidade de usar o escâner da Tempest para encontrar pontos de interesse.
Mesmo depois de conseguir 100% em um lugar, você pode voltar lá para fazer uma nova varredura, já que a mesma região pode ter novas anomalias após um período de tempo. Quando encontrar uma delas, utilize o escâner da nave para detectar o ponto específico e depois envie uma sonda de exploração. Além de minerais, você acha recursos como Miasma, que garante mais pontos de XP ao personagem.
PVAs
Por último, temos os casulos criogênicos, desbloqueados com base nos seus Pontos de Viabilidade Andrômeda. Essa opção pode ser acessada pelo "Controle de Status de PVAs", localizado na Tempest ou no centro de operações do Nexus. Lembrando que os PVAs são conquistados quando você usa seu escâner em itens espalhados por toda a galáxia de Andrômeda, desde novas espécies até estruturas de pesquisa e construção. Os pontos são cumulativos.
Para destravar o recurso no Controle de Status, vá até a seção de casulos científicos e desbloqueie "Operações de mineração". É a forma mais demorada para conseguir minerais porque você precisa esperar um determinado tempo para receber uma seleção de minerais. Também vale destacar que não são todos os minerais disponíveis no jogo que você vai ganhar de uma vez só, mas sim um pequeno conjunto em intervalos regulares.
Outro desbloqueio por meio dessa seção é a exibição de zonas de mineração direto no mapa. Para isso, é necessário adquirir as vantagens "Análise de Campo Expandida I e II", também na seção de casulos científicos. Depois, quando você estiver em um planeta explorável, o mapa mostrará potenciais zonas de acordo com a raridade do minério.
Planetas e seus minerais
Antes de pousar com a Tempest, você pode visualizar quais elementos são proeminentes em um planeta à esquerda da tela. Listamos abaixo os locais onde cada mineral é mais proeminente e, por consequência, onde você poderá encontrá-los em maior concentração:
- Alumínio (Al) - Eos e Kadara
- Berílio (Be) - Kadara e Voeld
- Cádmio (Cd) - Eos, Kadara e Voeld
- Cobre (Cu) - Kadara e Voeld
- Elemento Zero (Ez) - Elaaden e Voeld
- Ferro (Fe) - Elaaden e Eos
- Fluorite (F) - Voeld
- Grafite (C) - Elaaden e Eos
- Irídio (Ir) - Kadara
- Lítio (Li) - Voeld
- Magnésio (Mg) - H-047c
- Níquel (N) - Havarl
- Platina (Pt) - H-047c, Havarl e Voeld
- Silício (Si) - Elaaden e H-047c
- Titânio (Ti) - H-047c e Kadara
- Urânio (U) - H-047c
- Vanádio (V) - Eos
Categorias