Sonic The Hedgehog, foi a grande aposta da SEGA para disputar a soberania da Nintendo no mercado de games. Logo em seu lançamento, o ouriço azul conseguiu seu espaço, deixando para trás o bigodudo italiano.
Durante a GDC 2018, Hirokazu Yasuhara e Naoto Oshima, game e character designers que trabalharam na concepção do personagem, contaram histórias sobre o símbolo da SEGA.
O visual de um ouriço já era cogitado desde o princípio, mas não era o único, mais dois outros esboços foram pensados: um cachorro e um homem bigodudo (que posteriormente se tornaria Dr. Robotnik/Eggman, vilão do jogo).
Foto: Matthew Reynolds/Eurogamer
No entanto, a equipe ainda não conseguia se decidir qual deles usar, então, Yasuhara resolveu fazer algo incomum "eu planejei uma viagem para Nova York enquanto esta discussão estava acontecendo internamente". O designer levou os esboços até o Central Park, para saber a opinião das pessoas sobre cada personagem. "O resultado foi que o ouriço era o mais popular; o segundo foi Eggman, e por último, o cachorro."
Com a resposta do público, a equipe não teve mais duvidas em escolher o ouriço, mas agora o desafio era outro. Qual seria a aparência dele. A única certeza era que precisaria ser algo fácil de se desenhar, algo que até crianças poderiam reproduzir. Os primeiros conceitos do Sonic eram muito diferentes do que conhecemos hoje, com traços muito mais simples, se assemelhando muito a um gato ou até ao Mickey Mouse.
A SEGA queria fazer seu novo garoto propaganda, algo tão caristimático quanto o da rival, Nintendo. Com isso, a equipe procurou elementos que seu mascote deveria ter para simbolizar a marca.
Foto: Matthew Reynolds/Eurogamer
A cor azul foi escolhida por conta da própria logo, e além disso, o personagem precisaria carregar a personalidade da desenvolvedora. Utilizando uma lista, eles anotaram palavras que definiam a empresa, onde palavra "descolado" se destacou. Sonic foi pensado para ser assim, tudo remetia a isso, a velocidade, seu nome e até as expressões faciais.
Oshima revelou outro detalhe da criação, que na verdade o personagem tinha sido inspirado num piloto da segunda guerra mundial! A ideia de toda essa história fictícia era tornar o jogo mais próximo do público ocidental.
O história seria a seguinte, um corajoso piloto da segunda guerra mundial era ousado em seus vôos, sempre pilotando em altas velocidades, por conta disso, seus cabelos sempre ficavam espetados. Assim, recebendo o apelido de "ouriço", a típica pintura em seu avião (e em sua jaqueta) era nosso querido Sonic.
Um mapa de palavras-chave relacionadas à SEGA na década de 90 e que ajudaram a definir o conceito de como Sonic seria criado. Foto: Matthew Reynolds/Eurogamer
Ao final, o piloto se casa com uma escritora de livros infantis, e uma de suas obras é "Sonic the Hedgehog", inspirada em seu marido. O que reforça toda esse background é o emblema do primeiro jogo, com a asas ao lado. As fases também lembram um pouco, com vários loopings, lembrando manobras feitas por um avião.
Os designers também revelaram que o processo de criação dos personagens era todo feito em esboços no papel, antes de irem para a animação no computador "eu não tinha nenhuma experiência como animador, então eu tive que gastar muito tempo assistindo animes, indo para frente e para trás para ver como era feito" comentou Yasuhara. Uma grande animação de dança tinha sido esboçada, mas acabou não indo para a versão final do jogo.
Os designers também revelaram que o processo de criação dos personagens era todo feito em esboços no papel, antes de irem para a animação no computador "eu não tinha nenhuma experiência como animador, então eu tive que gastar muito tempo assistindo animes, indo para frente e para trás para ver como era feito" comentou Yasuhara.
Uma grande animação de dança tinha sido esboçada, mas acabou não indo para a versão final do jogo.
Foto: Matthew Reynolds/Eurogamer
Encerrando o painel, a dupla deixou um recado para os desenvolvedores, de como conseguiram superar a Nintendo, o que na época, parecia ser um feito impossível "Sempre haverá maneiras de competir com o que você acha que são adversários imbatíveis".
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