Recentemente, We Happy Few teve sua classifica negada pelo governo da Austrália por causa dos temas abordados no game, praticamente banindo a comercialização do título no país. Agora, o Compulsion Games, estúdio responsável pelo jogo, divulgou como deve encarar a situação e se os jogadores australianos ficarão sem poder jogar o game.
Em um comunicado publicado no site oficial do estúdio, o porta-voz da Compulsion Games informou que estão todos frustrados com a decisão do governo australiano, mas que pretendem trabalhar com o órgão regulador para mostrar que o jogo não quebra nenhuma lei local. Mesmo assim, caso o governo prossiga negando a classificação do jogo no país, os jogadores que já o compraram serão ressarcidos.
Além disso, jogadores australianos que ajudaram na campanha do Kickstarter para financiar We Happy Few não ficarão desamparados, já que o estúdio estuda uma forma de atender a todos, mas apenas depois da decisão final sobre o caso.
O comunicado argumenta que a decisão, tomada pelo fato de o jogo trazer o uso de drogas como um dos seus temas principais, é errada pelo simples fato de ignorar a temática do game.
"O jogo mostra uma sociedade em que os cidadãos são forados a tomar a droga Joy e a sua trama trata sobre rejeitar isso e lutar contra o sistema. Dentro do seu contexto, o jogo não é diferente a obras como "Admirável Mundo Novo", de Aldous Huxley, ou "Brazil", de Terry Gilliam."
O estúdio basicamente comenta que o jogo não glorifica o uso de drogas, mas sim usa esse elemento como ponto temático de sua trama. "O jogo explora vários temas modernos, como vício, saúde mental e abuso de drogas. Nós recebemos centenas de mensagens de fãs agradecendo a forma como esses assuntos foram tratados e acreditamos que jogadores de todo o mundo se sentem da mesma forma. Nós estamos muito orgulhosos do nosso trabalho", falou o porta-voz.
No passado, outros jogos também tiveram sua classificação negada na Austrália, mas os desenvolvedores trabalharam com o órgão para realizar algumas alterações que permitiam a comercialização dos títulos no país. O estúdio Compulsion Games pretende dialogar com o órgão para permitir a liberação do jogo na Austrália, mas pela ligação tão forte com os temas que causaram sua proibição, talvez seja uma luta perdida.
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