Até hoje o console mais vendido da história, o PlayStation 2 deu à Sony uma base bastante sólida e a confiança para acreditar que o lançamento do PlayStation 3 seria um sucesso. No entanto, o atraso no lançamento, uma arquitetura difícil de programar e um preço bastante elevado — transmitido de forma arrogante — fizeram com que a empresa tivesse suas fundações abaladas quando o produto chegou às lojas.
Em uma entrevista concedida à Eurogamer, Shuhei Yoshida, chefe do Sony Interactive Entertainment Studios, garantiu que a empresa aprendeu com a experiência, que resultou no desligamento do engenheiro Ken Kutaragi. Segundo ele, a marca PlayStation não vai cair nas mesmas armadilhas quando chegar a hora de uma nova geração ser revelada.
“Kutaragi era um engenheiro brilhante — o time que trabalhou para ele era muito motivado, ele era um grande motivador. Talvez ele só estivesse usando os video games como um passo para atingir sua visão e sonhos — ele queria virar a nova Intel ou algo do tipo. Ele sempre encarou o desenvolvimento de sistemas de jogo, até o PlayStation 3 — eles trabalhavam em um sistema sozinhos”, afirmou Yoshida.
"Ele não parecia ter a necessidade de envolver desenvolvedores de games no design do sistema — foi assim que o PS3 foi feito"
“E não tínhamos acesso a ele até que estivesse pronto. Ele tinha a confiança dos desenvolvedores — o que quer que ele fizesse, os melhores desenvolvedores conseguiam trabalhar neles e entendê-los. Ele não parecia ter a necessidade de envolver desenvolvedores de games no design do sistema — foi assim que o PS3 foi feito. E você sabe o quão bem-sucedido ele foi”, continuou o executivo.
Natureza humana
“É a natureza humana”, afirmou Yoshida. “As pessoas cometem erros. Eu não sei o motivo. Somos todos humanos — não somos perfeitos. O PS4 está indo muito bem, mas não esquecemos por que estamos aqui”, complementou. Atualmente, a Sony está envolvida em uma controvérsia devido aos sistemas crossplay, que muitos consideram uma “volta a tempos mais arrogantes”.
A expectativa é que o sucessor do PlayStation 4 chegue às lojas em algum momento de 2020, mas pouco se sabe até agora sobre o hardware que a companhia está preparando. E você, o que gostaria de ver no próximo sistema da empresa? Compartilhe suas expectativas em nossa seção de comentários.
Fontes
Categorias