Todos os problemas que surgiram após os problemas causados pelas microtransações de Star Wars: Battlefront 2 causaram mudanças em leis europeias, mas até o momento, poucos títulos haviam sido realmente afetados por isso. Pois podemos incluir NBA 2K19 nessa lista, já que a 2K Games anunciou que o título terá algumas opções a menos no seu lançamento na Bélgica e Países Baixos.
Em informes postados no site oficial do game, a 2K Games anunciou que o lançamento de NBA 2K19 na Bélgica não conterá a possibilidade de os jogadores comprarem packs do modo MyTeam, a versão do jogo das loot boxes, prática proibida pela lei local. Já nos Países Baixos, as pessoas não poderão acessar a Auction House, área do jogo que permite que você compre e venda de jogadores.
Na Bélgica, os packs do MyTeam podem ser mantidos apenas se os jogadores puderem utilizar apenas moeda in-game, conseguida jogando, para comprá-los. Já nos Países Baixos, as leis são bastante claras em relação a mecânica usada em loot boxes, com jogadores podendo usar dinheiro real para ter vantagens sobre outros, então a Auction House foi retirada completamente. A 2K Games já informou que estuda uma forma para trazer uma solução à questão.
A empresa também informa estar descontente com as decisões e pede para que os jogadores contatem representantes dos seus governos locais para reclamar sobre a situação, mas levando em consideração a comoção em torno de loot boxes, a chance de leis mudarem dessa forma não é muito grande.
NBA 2K19 será lançado para PC, Nintendo Switch, PS4 e Xbox One no dia 11 de setembro.