Diante da declaração de Dan Houser de que a equipe de Red Dead Redemption 2 está trabalhando 100 horas semanais para finalizar o game, alguns ex-funcionários da Rockstar Games se pronunciaram publicamente sobre as filosofias da empresa. Entre eles está Job J Stauffer, que afirmou no Twitter que essa foi uma das experiências mais traumáticas de sua vida.
Além de passar pela Rockstar, Stauffer passou pela Telltale Games (outra companhia com práticas problemáticas) antes de se tornar o cofundador da Orpheus Self-Care. Ele fez parte da equipe responsável por Grand Theft Auto IV, game que iniciou a lista de lançamentos da empresa para a geração do PlayStation 3 e do Xbox 360.
It's been nearly a decade since I parted from Rockstar, but I can assure you that during the GTA IV era, it was like working with a gun to your head 7 days a week. "Be here Saturday & Sunday too, just in case Sam or Dan come in, they want to see everyone working as hard as them." https://t.co/TaQS5LnaAa
— Job J Stauffer (@jobjstauffer) 16 de outubro de 2018
“Faz quase 1 década desde que saí da Rockstrar, mas posso garantir que, na era de GTA IV, era como trabalhar com uma arma apontada para sua cabeça 7 dias por semana. ‘Esteja aqui no sábado e no domingo também, só para o caso de Sam ou Dan passarem aqui; eles querem ver todo mundo trabalhando tanto quanto eles’”, afirmou Stauffer em resposta ao jornalista Jason Schreier, do Kotaku.
Condições exageradas
Segundo Stauffer, a situação chegava a níveis absurdos: em um caso, ele foi punido por ter publicado a foto dos remédios que estava tomando para combater uma gripe que exigiu um dia de licença. Quem também se pronunciou sobre a empresa foi o roteirista Aaron Sterwart-Ahn, que afirmou ter trabalhado em filmes e games que demandaram mais de 100 horas de dedicação semanais, mas que não resistiu às práticas da Rockstar por mais de alguns meses.
I’ve worked in the film & games industries. Speaking only for myself; there have been times where I worked 100 hours in a week happily & proudly.
— Aaron Stewart-Ahn (@somebadideas) 15 de outubro de 2018
Rockstar, I quit after only a few months. https://t.co/qmSzN8Zm2k
Em defesa da desenvolvedora, um de seus diretores, Dan Houser, afirmou que o período extenso de trabalho se estende somente a ele e a um grupo restrito de funcionários sênior. Segundo ele, todos os funcionários podem trabalhar mais do que o previsto em contrato, mas isso se trata de algo estritamente opcional.
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