Os desenvolvedores de WeakAuras, um complemento popular para World of Warcraft, divulgaram esta semana pelo Twitter que uma nova API da Blizzard estava revelando o número de assinantes de World of Warcraft. Como a Blizzard não divulga esse número publicamente desde 2015, esta é a primeira vez em um bom tempo que jogadores têm acesso a esses dados.
Segundo os dados, o número de assinantes chegou a 3,2 milhões em agosto, quando a expansão Batatle for Azeroth foi lançada, mas caiu para 1,7 milhão atualmente. Porém, esses números parecem inconsistentes com outros dados conhecidos sobre o jogo: Battle for Azeroth vendeu 3,4 milhões de cópias no dia de seu lançamento, o que indica que um número maior de pessoas ainda estaria jogando.
So @Blizzard_Ent launched a new API https://t.co/E8fuxwTrf0 recently and it was leaking player subscription end dates. You could iterate over all players and calculate active subs. At the start of #BfA we had 3.2m subs, now at 1.7m of which ~25% are secondary #BFA purchases
— WeakAuras (@WeakAuras) October 15, 2018
Como comparação, em 2014 a expansão Warlords of Draenor vendeu 3,3 milhões de cópias quando lançou, e na época a Blizzard divulgava que havia 10 milhões de jogadores assinantes. Isto fez jogadores especularem que o número vazado pela API da Blizzard não inclui jogadores do mundo inteiro. Em particular, o número pode estar desconsiderando o enorme mercado chinês.
Por fim, o próprio tweet do WeakAuras nota que a informação não é completamente confiável, pois a fonte dos dados foi excluída e pode ter sido um valor falso ou um engano por parte da Blizzard.
Categorias