A notícia de que Counter-Strike: Global Offensive estava virando um game free to play não foi encarada muito positivamente por parte da comunidade. Diante da mudança, o game recebeu nada menos que 25 mil avaliações negativas em um curto período de tempo — o que não influenciou na avaliação “Muito positiva” que o jogo detém atualmente.
Enquanto muitos jogadores se sentiram incomodados com o fato de que pagaram por algo que agora está disponível para todos, há algumas preocupações válidas em meio à onda de reviews. Muitas pessoas estão preocupadas com a possibilidade de que o número de cheats vai aumentar nas partidas diante do fato de que os trapaceiros não vão ter muito a perder financeiramente com isso.
Também há quem se incomode com o fato de que os jogadores novos não vão estar acostumados com as mecânicas de Counter-Strike: Global Offensive e vão atrapalhar as partidas — se esquecendo no processo que todos já foram “noobs” algum dia. Enquanto a experiência básica do game agora é gratuita, a Valve também oferece o “Prime Status Upgrade”, que prometem lembranças e itens exclusivos, bem como o pareamento mais rápido com jogadores que também pagaram pela experiência.
Fontes