É muito difícil imaginar como é a vida de uma pessoa com demência. Esse conjunto de doenças que atingem o cérebro (dentre elas, o Alzheimer) afetam a capacidade cognitiva do indivíduo, como a memória, e impactam tarefas do dia-a-dia, como preparar o almoço ou se arrumar para sair de casa.
Uma experiência criada em realidade virtual pela agência Galactig chamada Dementia First Hand para o Oculus Rift permite que os usuários sintam como é viver com demência.
Simulando situações rotineiras, como preparar um café ou procurar as chaves do carro, o Dementia First Hand faz com que o usuário ouça uma voz que soa exatamente como os pensamentos de alguém com demência. A ideia é passar uma experiência mais próxima possível da sensação de confusão mental que existe durante a rotina dessas pessoas e as dificuldades causadas em ações do dia-a-dia, que parecem simples para pessoas não afetadas.
Além de emular essas situações com fidelidade na perspectiva da pessoa afetada com demência, o simulador usa cenários rotorrealísticos em 3D e a visão do usuário foi criada usando um ator real filmando o ambiente com uma câmera estereoscópica.
O principal objetivo da Glactig é a conscientização, principalmente dos familiares de pessoas com demências. Por afetar principalmente idosos, com o aumento da expectativa de vida no mundo todo, o número de casos também tende a aumentar.
O Dementia First Hand está disponível gratuitamente para o Oculus Rift, apenas em inglês.
Fontes