Aí está mais um motivo para temer (ou respeitar ainda mais) as máquinas. Em mais um desafio contra jogadores profissionais de DotA 2, a inteligência artificial da OpenAI derrotou a equipe da OG por duas partidas a zero em um showmatch promocional que aconteceu em San Francisco, nos Estados Unidos, no último domingo (14). E um dos pesquisadores do projeto, Filip Wolski, garantiu em uma entrevista posterior ao Quartz que o objetivo agora é resetar os objetivos e pensar qual será o próximo grande desafio para o grupo — podendo inclusive envolver games ainda mais complexos no futuro.
"Ao invés do ambiente do DotA, vamos pegar isto que aprendeu tanto em 10 meses e talvez possamos chegar em técnicas para treiná-la em apenas um mês, ou uma semana, ou menos que isso. Uma coisa que nós temos que entender é qual desses caminhos irá nos direcionar ainda mais longe para as pesquisas rumo à construção de inteligências artificiais muito complexas", citou o pesquisador para o Quartz. O co-criador do projeto, Sam Altman, reforçou na ocasião que o objetivo da OpenIA é de criar "inteligências artificiais gerais", o que poderia se expandir em vários outros games e até ramos da ciência muito em breve.
A inteligência artificial simulou, mediante algoritmos, o equivalente a 45 mil anos de gameplay de DotA 2 através de 10 meses. E o resultado já foi testado antes com humanos: essa é a segunda vez que a OpenIA, fundada por ninguém menos que Elon Musk, venceu jogadores profissionais de DotA 2. A primeira ocasião, que aconteceu em agosto do ano passado, terminou em duas partidas a uma para a inteligência artificial — mas isso depois do público decidir os heróis que a máquina iria usar no terceiro jogo. A "revanche" dos humanos não foi muito diferente, já que a OG foi derrotada em partidas que duraram 40 e 20 minutos, respectivamente. As partidas estão no canal oficial da OpenAI no Twitch caso queira acompanhar de perto a revolução dos bots.