Quando a Valve lançou Artifact, ela tomou a decisão polêmica de associar as cartas do jogo a compras com dinheiro real, tal qual acontece com a versão tradicional de Magic: The Gathering. Enquanto o “mercado autorregulado” fez com que certas cartas chegassem a valer sozinhas quase US$ 20 na época do lançamento, a baixa popularidade do game tornou as coisas muito mais acessíveis atualmente.
Conforme relata o site How Much Does Artifact Cost, a falta de interesse dos jogadores e a diminuição da base de usuários faz com que, atualmente, seja possível comprar todas as cartas do jogo investindo um total de US$ 40. A queda de valor é notável: enquanto cartas como Axe e Drow Ranger custavam, respectivamente, US$ 17,91 e US$ 13,57 em dezembro, agora elas saem por US$ 1,53 e US$ 0,61.
Queda vertiginosa de jogadores
Desenvolvido pela Valve, Artifact trazia consigo a responsabilidade de repetir o sucesso de games com o DotA 2, Half-Life e Portal. Embora o game tenha conseguido reunir mais de 60 mil jogadores simultâneos em seu lançamento, atualmente esse número está em uma média de 200, o que reflete no preço de seus itens.
A desenvolvedora afirma que não desistiu completamente do game e que já prepara mudanças para sua economia e até mesmo para seu design central, caso isso se mostra necessário. Aparentemente, vai ser preciso muito tempo (e trabalho) para que a companhia consiga apagar esse fracasso de sua história.
Fontes
Categorias