A atualização 1903 do Windows 10, lançada em maio, trouxe uma nova opção que pode ter deixado mais suave o desempenho de vários jogos da Windows Store. A partir dessa versão, o sistema operacional aciona por padrão a tecnologia VVR (Variable Refresh Rate), mesmo em títulos que não possuem suporte oficial a ela.
Na prática, isso significa que a taxa de atualização dos títulos é sincronizada com a do monitor utilizado, resultando em uma experiência de jogos com menos screen tearing e stutters. Segundo a companhia explicou em seu blog, a opção é ativada para todos os títulos em DirectX 11 que não possuem a tecnologia implementada nativamente.
Tecnologia opcional
“Esse novo sistema é somente para melhorar essas experiências e não as substitui. Você deve continuar a usar o G-Syn/Adaptative-Sync normalmente. Essa opção não substitui nenhuma das configurações que você já escolhe nos painéis de controle do G-Sync ou Adaptative-Sync”, afirma o programador Daniel Schlegel.
Aparentemente, a solução é voltada principalmente para os primeiros jogos que chegaram à Windows Store, que, em seu lançamento, não trazia suporte ao VVR. Enquanto a Microsoft trouxe essa opção em uma atualização, cabia aos desenvolvedores atualizarem por conta própria seus games para que ela funcionasse.
Fontes