Embora seja um MMO, Final Fantasy XIV permite que os jogadores explorem grande parte de sua história de forma single player, interagindo com outras pessoas de forma limitada. Um momento no qual isso é obrigatório é durante as dungeons que surgem em pontos-chave da aventura — ou ao menos “era”, graças à chegada da expansão Shadowbringers.
A partir de agora, em vez de jogar com outras pessoas — que podem ter pressa para chegar ao objetivo ou não estar nem aí para trabalhar em equipe —, os jogadores têm a opção de trabalhar com NPCs. No lugar de outras pessoas, seu grupo é preenchido por heróis que aparecem durante a história, mas nunca tiveram papel muito ativo fora das cenas de animação.
Vantagens e desvantagens
Conforme o jogador avança por Final Fantasy XIV: Shadowbringers, ele destrava novas classes de companheiros, garantindo a capacidade de encarar todos os desafios presentes no MMO. O sistema, conhecido como “Trust System” tem vantagens e desvantagens: embora os NPCs sejam bons em desviar de ataques, eles não usam táticas mais arriscadas (e, algumas vezes, recompensadoras) que jogadores humanos podem preferir.
Além disso, se você morrer durante um dungeon, todo seu grupo é considerado derrotado e é preciso explorá-lo desde o início da missão. De qualquer forma, a opção é bem-vindo, especialmente para quem está explorando uma área pela primeira vez e não quer ter que lidar com as broncas de quem não tem paciência para entender que, em um MMO, nem todos precisam saber logo de cara os desafios que os esperam.
Fontes
Categorias