Durante a Gamescom 2019 o Voxel teve a oportunidade de conversar com Mark Skwarski, do Xbox Services e Nicholas Fang, do Xbox Game Pass, sobre o futuro do Xbox. A apresentação foi feita a portas fechadas e mostrou um pouco mais dos caminhos da marca para hardware, presença no PC, serviços e acessórios.
Edição especial de Gears 5 do Xbox One X. Esta é a primeira edição especial do Xbox One X desde a Project Scorpio
Segundo Skwarski, o foco atual da Microsoft é empoderar todos os jogadores para que eles possam encontrar os jogos que querem, com quem quiserem e nos dispositivos que quiserem. Por isso a empresa investe em várias frentes: consoles, serviços, stream e jogos na nuvem.
A força verde no PC
Apesar do Xbox ter nascido como uma marca de hardware – e, eles reforçam, este continuará sendo o foco – Fang lembra que a Microsoft tem raízes no PC que são mais antigas que o Xbox. A área de PC gaming está com muitos investimentos dentro da divisão, e isso se reflete em iniciativas como o Game Pass no PC e jogos do Xbox Studios chegando para outras lojas além da Microsoft Store (Gears 5 também será lançado no Steam).
Outra novidade que representa esse comprometimento é o aplicativo do Game Pass, que em breve ficará acessível também para os assinantes do Game Pass no PC. O app, até então disponível apenas para os donos de Xbox One, permite acessar a biblioteca de jogos, lista de amigos e até mesmo baixar jogos remotamente. O aplicativo do Xbox no PC também terá uma atualização em breve, com novos recursos.
Streaming de games
Apesar do Project xCloud ser o primeiro nome que vem à mente quando falamos de streaming de games da Microsoft, ele é apenas uma das frentes da empresa na área. A outra abordagem é a de console streaming, na qual o usuário usa o seu próprio Xbox One como servidor para rodar jogos remotamente.
Para os que estão curiosos sobre o xCloud, eles revelaram que os testes abertos começam no final da nossa primavera, mas não confirmaram as regiões que seriam contempladas. Segundo Skwarski e Fang, teremos mais informações em breve.
A jornalista viajou para a Gamescom 2019 a convite da Microsoft.