O jogador profissional de Hearthstone de Hong Kong, Chung "blitzchung" Ng Wai, foi suspenso das competições do game depois de ter protestado a favor dos manifestos do seu país. O fato aconteceu durante uma entrevista após a sua vitória no Hearthstone Grandmasters, o campeonato de elite do jogo de cartas da Blizzard.
Na ocasião, blitzchung apareceu usando uma máscara facial e óculos, um símbolo dos protestos no país. Ele também concluiu sua entrevista falando "liberem Hong Kong". O vídeo posteriormente foi deletado pela organização, mas antes disso apareceu na conta do Inven Global pelo Twitter. Confira no vídeo logo abaixo.
[BREAKING] Hong Kong Hearthstone player @blitzchungHS calls for liberation of his country in post-game interview:https://t.co/3AgQAaPioj
— ?? Inven Global ?? (@InvenGlobal) October 6, 2019
@Matthieist #Hearthstone pic.twitter.com/DnaMSEaM4g
Os manifestos começaram em junho desse ano contra um projeto de lei que permite a extradição de pessoas para a China central. Muitos em Hong Kong temem que isso pode prejudicar o estado atual dos cidadãos do país, apesar dele ser um território independente do governo chinês.
Na nota sobre o caso, a Blizzard citou que, depois de rever o código de conduta do campeonato, o jogador violou a seção por "apresentar um comportamento individual que não representa a Blizzard ou o Hearthstone Esports". Ele também será suspenso por um ano de todas as competições de Hearthstone e não terá direito a nenhum prêmio dessa temporada competitiva do game.
Fontes
Categorias