Se você recebeu um email da EA sobre acesso não precisa arrancar os cabelos (caso tenha), tudo não passou de um mal-entendido ou, no máximo, uma melhor maneira de avisar as coisas.
Muitas pessoas relataram ter recebido um e-mail com a mensagem: “Você resgatou um Código de Associado do Origin Access”. O susto foi instantâneo e muita gente saiu correndo para mudar as senhas pesando que sua conta teria sido invadida. Mas foi realmente uma invasão? De acordo com Jason Schreier, editor do Kotaku, “foi apenas a EA começando o dia de todos com um pequeno susto”.
O que ocorreu, na verdade, foi que a EA, com o intuito de trazer mais segurança aos seus usuários e colaborar com a campanha de segurança cibernética ocorrida no mês de outubro, fez uma oferta aos usuários da plataforma Origin para que eles escolhessem usar o sistema de verificação em duas etapas, ganhando assim um mês de gratuidade no uso do Origin Access Basic, que é um plano que conta com uma série de descontos e que permite ao usuário jogar games mais velhos (como Star Wars Battlefront 2 e Battlefield 5).
Por esse motivo, a EA enviou o e-mail para todas as pessoas que tinham escolhido a opção de verificação avisando do resgate do código de acesso. O problema é que o e-mail não explicava necessariamente o que era aquilo, o que deixou muita gente confusa e com pânico. Na verdade, foi a própria EA quem fez o resgate do código para o usuário, pena que não deixou isso claro na mensagem.
O medo de invasão e vazamento de dados nas contas das plataformas de jogos é comum e recorrente devido ao grande número de problemas ocorridos nos últimos anos. A própria EA sofreu com o vazamento de dados do FIFA 20 e também com uma vulnerabilidade no sistema que deixava os dados de milhões de pessoas expostos, tudo isso em 2019. A EA já pediu desculpas pelos incidentes e conta em sua plataforma com um guia de ação para o caso de sua conta ser hackeada. No caso recente do e-mail, foi só um susto mesmo.
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