Em entrevista para Stevivor durante conferência da X019 em novembro, Phil Spencer, o big boss da Xbox, concedeu algumas palavras sobre o futuro de seus consoles e sobre o que planeja para as próximas gerações. Com o Projeto Scarlett já batendo às portas, é sempre bom estar atento às novidades e, falando nelas, tudo indica que os periféricos de realidade virtual não serão relevantes para os planos.
"Tenho alguns problemas com a realidade virtual. É isoladora e penso nos jogos como uma experiência comunal, de união. Estamos respondendo ao que os nossos clientes pedem e ninguém está pedindo VR," disse Spencer. "A grande maioria dos nossos clientes sabem que se quiserem uma experiência VR, existem locais onde as obter. Vemos o volume delas no PC e noutros locais".
Segundo o chefão da Xbox, "ninguém está vendendo milhões e milhões de unidades VR", apesar de relatórios mais recentes da Sony terem provado que, até março deste ano, mais de 4 milhões de unidades PSVR foram vendidas. Curiosamente, a declaração de Spencer chamou a atenção de Shuhei Yoshida, ex-presidente da Sony que, atualmente, está encarregado das relações com desenvolvedores independentes, que aproveitou para fazer uma postagem no Twitter.
(´-`).?oO(we oftentimes work hard to make things that no customers are asking for them)
— Shuhei Yoshida (@yosp) November 26, 2019
"(nós frequentemente trabalhamos duro para fazer coisas que nenhum cliente está pedindo)"
A publicação, recheada de ironia, não mencionou diretamente Phil Spencer mas, pelo teor, é possível perceber que foi uma resposta ao seu comentário, principalmente pela Sony já ter anunciado, recentemente, bastante conteúdo VR para a atual e as próximas gerações. Será um conflito interessante em 2020.
Fontes