Após vários relatos de usuários nas últimas semanas, a Nintendo confirmou que mais de 160.000 IDs da Nintendo Network foram comprometidos, forçando a empresa a desativar temporariamente a capacidade de fazer login em uma conta usando esse método.
Os usuários vêm percebendo tentativas de login não autorizadas há várias semanas, solicitando à Nintendo que recomende que os usuários ativem a autenticação de dois fatores para proteger suas contas e informações de pagamento. A empresa, no entanto, não suspeita que as contas comprometidas sejam causadas por uma violação nos bancos de dados, servidores ou serviços da Nintendo. A empresa ainda está investigando a fonte e começará a entrar em contato com usuários potencialmente comprometidos para ajudá-los a redefinir suas senhas.
A Nintendo explicou em comunicado que não acredita que as informações de pagamento foram comprometidas. As Nintendo IDs armazenam o apelido, o email, a data de nascimento, o sexo e o país/região do usuário. Alguns usuários relataram pagamentos não autorizados feitos em suas contas com opções de pagamento anexadas (como o PayPal), motivo pelo qual a Nintendo suspendeu os logins de ID de rede em todos os seus serviços. Todos os outros métodos de login ainda estão disponíveis.
(Fonte: Nintendo/Reprodução)Fonte: Tech
Embora omitido na declaração em inglês fornecida pela Nintendo, a declaração em japonês (via Eurogamer) menciona que a Nintendo está ciente das contas comprometidas desde o início de abril. A empresa ainda está investigando mais para determinar a fonte e restabelecerá os logins do Nintendo Network ID quando for seguro fazê-lo.
A Nintendo recomenda redefinir sua senha e ativar a autenticação de dois fatores e possui uma página de ajuda para quem suspeitar que sua conta possa estar comprometida.
Fontes