Um dos maiores mistérios da nova geração de consoles é sobre as tecnologias que envolvem o PlayStation 5. Na semana passada, o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, comentou no Twitter que o SSD do aparelho é, de fato, um grande diferencial e também alegou que a tecnologia é muito superior ao de um computador de última geração.
Questionado por um usuário da rede social se concordava com as declarações de Sweeney, o lendário ex-programador da ID Software, John Carmack, disse que "Sim, poder carregar dados formatados diretamente para a memória de uma GPU vindos do SSD é uma grande coisa".
Yes, being able to load GPU formatted data directly into GPU memory from an SSD is a Big Deal. The only quibble I have with @TimSweeneyEpic 's quote is that you can bypass kernel buffers on PC with unbuffered IO. The GPU driver overhead still dominates. https://t.co/lEsdyG8kLY
— John Carmack (@ID_AA_Carmack) May 19, 2020
No entanto, o ex-programador discorda, em partes, do CEO da Epic. "O único problema que tenho com a citação de Tim Sweeney é poder fazer bypass aos kernel buffers do PC com uma IO unbuffered. O driver GPU em cima ainda domina", concluiu Carmack.
Os especialistas concordam que o SSD do PlayStation 5 é realmente um grande diferencial para a próxima geração. Vale pontuar que, por mais que o hardware tenha todo esse potencial, é plausível concluir que futuramente os computadores poderão ter um SSD tão bom quanto, ou até melhor, que o do novo console da Sony.
Ainda não foi divulgado a data de revelação do PS5, no entanto, rumores recentes vem ganhando força com um evento que pode acontecer no mês que vem, e que também promete grandes anúncios de jogos da casa.
Fontes
Categorias