Quem está acompanhando as notícias certamente deve ter visto que nos Estados Unidos e em diversas partes do globo ocorreram manifestações contra o racismo, algumas delas encabeçadas pelo movimento Black Lives Mater. Pouco tempo depois, empresas de games começaram a demonstrar solidariedade a este grupo.
Como é possível ver nas mensagens mais abaixo, Sony, Microsoft, Riot e muitas outras lançaram notas em seus perfis em redes sociais com suas opiniões sobre o assunto. Confira:
#BlackLivesMatter (1/3) pic.twitter.com/k4sIcUiPwP
— Sony (@Sony) May 31, 2020
— PlayStation (@PlayStation) June 1, 2020
“Ficar em silêncio no que diz respeito à violência e ao racismo contra pessoas negras é se tornar cúmplice. Demonstramos nossa solidariedade hoje e sempre para com a comunidade negra”, escreveu a Sony.
— Naughty Dog (@Naughty_Dog) June 1, 2020
“Esse não é o momento de nenhum de nós ficar calado. Por muito tempo diversas pessoas sofreram com problemas no sistema da América. Muitos perderam filhos, filhas, irmãos, irmãs, pais e mães. Demonstramos nossa solidariedade contra o racismo e a injustiça”, comentou a Naughty Dog.
— Riot Games (@riotgames) May 31, 2020
“Junto com nossa nação, nossos corações se entristecem com a esperança que parece perdida e a confiança que foi quebrada. A Riot Games se coloca em solidariedade com a comunidade negra contra todos os atos de injustiça, racismo, preconceito e ódio. Silêncio não é uma opção”, declarou a Riot Games.
More from CEO @satyanadella on empathy, compassion, and the need to drive change: https://t.co/i0Chbs1k2i pic.twitter.com/LILRYKtpNQ
— Microsoft (@Microsoft) May 30, 2020
“Ontem, em nosso encontro mensal com empregados, falamos sobre uma causa que provoca dor e raiva em muitos de nossos empregados, em particular os negros e afro-americanos. Também compartilho dos sentimentos de nossos diretor-executivo, Satya Nadella, que compartilhou seus sentimentos mostrando empatia e compaixão, e cada um de nós pode se unir para fazer essa mudança em nossas comunidades e no mundo”, endereçou Kathleen Hogan, chefe de recursos humanos da Microsoft.
An official statement from EA SPORTS pic.twitter.com/MKdgJjvKJB
— Madden NFL 20 (@EAMaddenNFL) May 31, 2020
“Amanhã [referindo-se ao dia de hoje, 1º de junho], tínhamos nos comprometido a celebrar Madden NFL 21 com vocês, mas teremos que fazer isso outra hora. Estamos ao lado dos negros americanos e a comunidade negra de amigos, colegas e parceiros. Nossa atenção imediata está em ações que podemos tomar para provocar mudanças no tratamento injusto e sistêmico que está em nossa nação e no mundo”, comentou a EA.
...
O Voxel reprova qualquer ato de racismo e simpatiza com as causas que lutam pela igualdade de direitos para cidadãos negros, LGBTQ+, mulheres e outras minorias. Como veículo de comunicação, entendemos que é nosso dever dar visibilidade, dentro do nosso escopo editorial, a parcelas da população que, mesmo em 2020, precisam se expor e se posicionar pelo simples direito à sobrevivência. Na NZN, nossa empresa-mãe, diversidade é um dos valores institucionais, e acreditamos que é através disso que conseguimos cultivar a criatividade. A diferença deve nos unir, jamais nos separar.
Fontes