A PlayStation anunciou hoje (2) que suspendeu temporariamente os anúncios no Facebook e Instagram. A marca se junta a outras gigantes que recentemente cancelaram ações publicitárias por causa da campanha #StopHateForProfit, que acusa as redes sociais de permitirem discursos de ódio e fake news.
O anúncio da empresa de videogames, que foi enviado e divulgado primeiramente pelo site Games Industry, pontua que não somente conteúdos publicitários serão paralisados, mas orgânicos também (conteúdo que não é pago).
As redes sociais estão se vendo no meio de uma grande campanha de boicoteFonte: Reprodução/Carlos Palmeira
“Em apoio à campanha #StopHateForProfit, nós suspendemos globalmente nossa atividade no Facebook e Instagram, incluindo anúncios e conteúdos não pagos, até o fim de julho", explica o comunicado.
Campanha contra o ódio
A campanha #StopHateForProfit, que traduzida significa algo como “Pare o ódio pelo lucro”, tem cobrado das mídias sociais on-line ações contra discursos racistas, sexistas, homofóbicos e ofensivos de maneira geral. Além de uma hashtag, o nome acabou virando uma organização, que inclui como parceiros entidades como a Free Press, Commom Sense, Mozilla e Sleeping Giants.
O estopim desse movimento foi a disseminação de postagens violentas no Facebook contra os manifestantes que protestavam contra a morte de Georgle Floyd, um segurança negro morto por um policial branco em Minneapolis (EUA) no final de maio. A organização sem fins lucrativos acusa, ainda, as empresas de mídia de Mark Zuckerberg de compactuarem com sites que supostamente divulgam notícias falsas.
A Microsoft, dona da marca Xbox, foi outra empresa que anunciou recentemente o boicote às redes sociaisFonte: Microsoft/Divulgação
Essa discussão chegou até gigantes mundiais de vários setores da economia. Atualmente, empresas como Coca-Cola, Honda, Heineken, Volkswagen, Unilever, Starbucks e Ford já anunciaram algum tipo de restrição na veiculação de anúncios publicitários nas redes.
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