O tempo voa quando nos divertimos, não é mesmo? Parece que foi ontem, mas em 2020 a Blizzard comemora 10 anos de atividade em território nacional, com a abertura de um escritório em São Paulo que ajudou a trazer ao público brasileiro as principais novidades em jogos da empresa, como World of Warcraft, Overwatch, Hearthstone, Diablo e muito mais!
Para comemorar a data, batemos um papo com André de Abreu, o diretor de comunicação da Blizzard para a América Latina. Relembre conosco a história de uma das produtoras mais queridas pelos jogadores brasileiros, e confira os melhores momentos do nosso papo a seguir!
Levantando voo com Starcraft II
A história de sucesso da Blizzard no Brasil já começou com um título de peso, com a missão de participar do lançamento mundial simultâneo de StarCraft II: Wings of Liberty em 27 de julho de 2010. “Foi o primeiro título que lançamos na região com uma estrutura completa e dedicada à América Latina.”, relembrou André. “Temos memórias muito boas do início, como a criação da Copa América de StarCraft II, uma das primeiras ações de esports cobrindo toda a América Latina organizadas por uma publisher na região. Esta foi certamente uma iniciativa que abriu bastante o caminho para o enorme mercado de esports que temos hoje na região, pois revelou uma série de narradores que hoje estão entre os mais conhecidos do Brasil.”
Imagens do dia de lançamento de Starcraft II no BrasilFonte: Blizzard
Naturalmente, a presença de uma empresa de renome mundial atuando diretamente no lançamento de um dos títulos mais aguardados para os computadores da época agitou a comunidade, o que abriu as portas para vários criadores de conteúdo. “Gente que hoje é conhecida nacionalmente, como a dupla Leon e Nilce do Coisa de Nerd, ou o Monark, do Flow, deram os seus primeiros passos na criação de conteúdo em vídeo justamente fazendo vídeos de gameplay de StarCraft II”.
Para ajudar no estabelecimento de seu braço brasileiro, a Blizzard já tinha começado a organizar as coisas a partir de sua sede, no Sul da Califórnia. “Tínhamos uma equipe dedicada com cerca de 10 pessoas por lá, além de equipes no México, Argentina, e Austin, no Texas, onde montamos nossa operação de atendimento ao consumidor, com algumas dezenas de funcionários próprios dedicados à região. Apesar de a equipe brasileira ter começado pequena, como uma startup — eram três pessoas cuidando da operação, marketing e comunicação —, tínhamos a estrutura da maior publicadora de jogos do mundo para nos apoiar.”
Um novo paradigma de qualidade em localizações
Se hoje em dia é comum ver os principais jogos de videogame lançados com dublagem ou legendas em português, nas décadas anteriores isso era muito mais raro. É bem verdade que já tínhamos outros grandes jogos traduzidos para nosso idioma, como os lançamentos da Brasoft, que localizava os aclamados adventures da LucasArts mas, quando a Blizzard trouxe o fenômeno World of Warcraft para o Brasil, ela elevou completamente o nível do jogo.
Os primeiros compradores de Starcraft II no evento de lançamentoFonte: Blizzard
“Desde a nossa chegada na América Latina, ficou muito claro que um dos pilares de nosso sucesso seria a localização, pois gostaríamos de tornar os nossos jogos o mais acessível possível ao maior número de pessoas, e sabemos como o inglês é um idioma dominado apenas por uma ínfima minoria da população”, explicou André. “Por isso, nos dedicamos desde o início a ter jogos completamente localizados com o mesmo nível de qualidade encontrada nas dublagens de TV e cinema, o que na época não era comum no Brasil, lançando assim um novo padrão no mercado.”
Assim, em 2011 World of Warcraft chegou ao Brasil com todas as suas centenas de horas de áudio dubladas com uma qualidade raramente vista nos videogames. “O cenário era bastante desafiador, porque não havia muitos profissionais e estúdios especializados em localização de jogos e, logo de cara, tivemos um grande desafio que foi localizar World of Warcraft para português, considerando que já havíamos lançado o jogo base e três expansões. O volume de trabalho é monstruoso! Só as palavras traduzidas foram mais de 4 milhões, o que equivale a todos os livros de Harry Potter mais todos os livros de O Senhor dos Aneis juntos, além de 200 horas de estúdio de gravação e mais de 17 mil arquivos de áudio.”
“No fim, conseguimos vencer os obstáculos e, em 2011, lançamos oficialmente WoW no Brasil em português, o que pode ser considerado uma das maiores adaptações culturais da nossa língua em toda a história. Com o tempo, conseguimos de fato fazer com que a localização fosse valorizada não somente internamente, como externamente. Hoje, temos a liberdade de introduzir regionalismos em nossos jogos, como o sotaque carioca dos Trolls em World of Warcraft, o sotaque gaúcho dos anões em Warcraft III, e jargões e trejeitos regionais em Overwatch.”
Fãs reunidos para o lançamento à meia-noite de StarCraft II, 10 anos atrásFonte: Blizzard
A conexão com o Brasil ficou cada vez mais forte com o passar dos anos, o que proporcionou até mesmo a chance para parcerias divertidas, como o crossover entre Overwatch e Turma da Mônica no fim de 2019. “Um dos valores da Blizzard diz sobre pensarmos globalmente, e esse crossover com certeza é a essência deste valor. A nossa presença em território brasileiro nos ajuda muito a trazer essas iniciativas e fazê-las decolar. Hoje, temos pessoas dedicadas em nossa equipe que trabalham para trazer parcerias, e queremos que cada vez mais nossos jogos tenham um ‘tempero brasileiro’.”
eSports e um cenário cada vez maior
Com um nome forte no Brasil e com grandes trabalhos de localização, a Blizzard já tinha espaço e estrutura para investir em suas franquias, fortalecendo o cenário local e até mesmo investindo nas competições internacionais, que cada vez mais ofereciam vagas para a América do Sul, como o World Championship de StarCraft II.
Enquanto a Blizzard do Brasil ajudava a lançar Diablo 3, Hearthstone e Heroes of the Storm por aqui, cada vez mais o país era reconhecido no exterior. “O trabalho realizado nestes anos fez com que a nossa região adquirisse muito valor e foco da empresa. É muito difícil ver hoje iniciativas que não nos inclua.” Comemorou André. “O Brasil é um dos grandes consumidores de conteúdo gamer no mundo e, dado o exemplo de muitas empresas que obtiveram e obtêm sucesso aqui, todas as desenvolvedoras estão de olho. Vale lembrar ainda que o Brasil é um território em desenvolvimento neste mercado, ou seja, há um potencial gigantesco inexplorado e quem estiver pronto para atender esta demanda com certeza terá sucesso.”
Evento de lançamento de World of Warcraft no BrasilFonte: Blizzard
Em 2014, quando Overwatch foi revelado ao mundo durante a Blizzcon, a Blizzard conseguiu levar seu maior número de jornalistas e influenciadores da América Latina para cobrir o evento. Muito aguardado pelos fãs da empresa, que finalmente se arriscaria no gênero FPS, Overwatch se provou um sucesso global e até hoje atrai muitos jogadores brasileiros tanto casuais como aspirantes a profissionais, que participam dos torneios da Open Division e Contenders em busca de prêmios e fama.
“Esperamos continuar crescendo aqui no Brasil através dos jogos que já temos e dos próximos que virão”, conclui André. “A mais nova expansão de World of Warcraft, Shadowlands, será lançada no fim do ano em todo o mundo, e Overwatch 2, Diablo IV e Diablo Immortal estão em desenvolvimento. Queremos continuar sempre próximos à comunidade Blizzard no Brasil, apoiando suas iniciativas e criando oportunidades para que os fãs possam cada vez mais se entreter com os nossos conteúdos e para que cada vez mais novas pessoas tenham acesso pela primeira vez aos nossos universos.”
Mais imagens do lançamento de WoW no Brasil totalmente em portuguêsFonte: Blizzard
Quais são os seus jogos favoritos da Blizzard? Qual a sua melhor memória com a produtora nesses primeiros 10 anos de trabalho por aqui? Você está ansioso para os seus próximos jogos? Comente a seguir!