Com essas dicas vc vai saber lidar direitinho com a a parte mais complicada e extensa para se completar do jogo: O SPHERE GRID Existem 3 tipos de Grids: o Grid normal, presente em todas as versões, o Grid experiente, presente nas versões normais do FFX e o Grid internacional, presente na versão internacional de FFX. Cada um deles tem suas próprias características, mas o jeito de usá-los é sempre o mesmo. O Sphere Grid é o sistema principal do FFX, tal como as matérias do FFVII ou Draws e Junctions do FFVIII. Na descrição mais simples é um tabuleiro gigante cheio de buracos, alguns ocupados, outros não, todos os personagens se localizam nesse imenso “tabuleiro” e a medida que se “anda” por ele e ativa seus nodes você ganha habilidades e status. Os S.lvs. dos personagens basicamente serve para andar pelos node. Você ganha S.lvs com AP, que os inimigos deixam, tal como a Exp servia nos outros FF’s. Assim que você ativar a tela do Grid você pode escolher qual personagem atravez de L1 e R1, você então terá 2 opções, Move e Use. Com move você pode se mover atravez do Grid, passando por cima de node. Você gasta um S.lv cada vez que andas uma casa no Grid, e gasta 1 S.lv a cada 4 casas ou menos que você volte no Grid.. Cada personagem sempre estará em um node por vez e pode ativar todos que estiverem a sua volta. Para ativar os node você terá de usar a opção Use, e com essa opção você poderá usar diversos tipos de esferas, cada uma com sua função própria. Existem 3 tipos de node no grid: Nodes em branco, onde se pode colocar itens especiais para “criar” novos nodes como os que já existem. Nodes normais que são ocupados por alguma habilidade, que pode ser alguma magia, alguma skill ou especial, algum aumento de +1, +2, +3 ou +4 em algum stauts, um aumento de +200 no hp ou um aumento de +20 ou +40 no Mp, sendo que cada tipo de node ocupado é ativado por um tipo de sphere comum, que qualquer inimigo tem. Os nodes normais são: • Nodes com uma espécie de diamante negro ensinam a Black Magic que estiver ali. • Nodes com uma espécie de diamante branco ensinam a White Magic que estiver ali. • Nodes com 2 espadas cruzadas ensinam a Skill que estiver ali. • Nodes com um símbolo de mais ensinam o Special que estiver ali. • Nodes com a letra H aumentam o Hp do personagem. • Nodes com a letra M aumentam o Mp do personagem. • Nodes com uma espada aumentam a força do personagem. • Nodes com um escudo aumentam a defesa do personagem. • Nodes com um círculo e um triângulo dentro aumentam a magia do personagem. • Nodes com um escudo e um triângulo dentro aumentam a defesa mágica do personagem. • Nodes com um circulo no meio aumentam a chance de acerto do personagem. • Nodes com um símbolo parcial de Ying-Yang aumentam a evasão do personagem. • Nodes com uma espécie de pegada aumentam agilidade do personagem. • Nodes com uma estrela no meio aumentam a sorte do personagem. Nodes trancados, explicados mais adiante. Esses são os tipos de spheres comuns: • Ability Spheres: Permite ativar um node já existente de Black Magic, White Magic, Skill ou Special • Strenght Spheres: Permite ativar um node já existente de Hp, Atack ou Defense • Mana Spheres: Permite ativar um node já existente de Mp, Magic ou Magic Defense • Speed Spheres: Permite ativar um node já existente de Agility, Evasion ou Accuraccy • Fortune Spheres: Permite ativar um node já existente de Luck (essas spheres são bem raras por sinal) Existem outros tipos de spheres que ativam nodes específicos no grid, sendo todas elas muito raras: • Special Sphere – Ativa qualquer node de habilidade especial que outra pessoa da equipe tenha ativado. • Skill Sphere – Ativa qualquer node de skill que outra pessoa da equipe tenha ativado. • White Magic Sphere – Ativa qualquer node de white magic que outra pessoa da equipe tenha ativado. • Black Magic Sphere – Ativa qualquer node de black magic que outra pessoa da equipe tenha ativado. • Attribute Sphere – Ativa qualquer node de atributos que outra pessoa da equipe tenha ativado. • Master Sphere – Ativa qualquer node que outra pessoa da equipe tenha ativado. Existem Nodes trancados no meio do grid, eles impedem o acesso de outros nodes, ou separam as partes dos grids dos personagens. Alem disso eles são separados por lvs de 1 a 4. Para destranca-los é preciso Key Spheres do nível correspondente: • Level 1 Key Sphere – Destranca um node com trava de nível 1. • Level 2 Key Sphere – Destranca um node com trava de nível 2. • Level 3 Key Sphere – Destranca um node com trava de nível 3. • Level 4 Key Sphere – Destranca um node com trava de nível 4. Alem disso existem determinadas spheres que podem fazer seu personagem se movimentar sem utilizar S.lv. pelo grid. • Return Sphere – Volta para um node onde o personagem já esteve. • Friend Sphere – Se transporta para um node onde outro personagem do grupo esteja. • Teleport Sphere – Se trasporta para qualquer node que os outros personagens já tenham ativado (mas não os que apenas o usuário ativou). • Warp Sphere – Se transporta para qualquer node do grid. Por ultimo existem Spheres que modificam o grid permanentemente. Elas podem criam nodes de aumento de status no lugar de nodes em branco, ou podem apagar permanentemente um node do grid. • Hp Sphere – Cria um node de hp +300. • Mp Sphere – Cria um node de mp +40. • Strength Sphere – Cria um node de Str +4. • Defense Sphere – Cria um node de Def +4. • Magic Sphere – Cria um node de Mag +4. • Magic Defense Sphere – Cria um node de Mdef +4. • Agility Sphere – Cria um node de Agi +4. • Evasion Sphere – Cria um node de Eva +4. • Accuracy Sphere – Cria um node de Acc +4. • Luck Sphere – Cria um node de Luck +4. • Clear Sphere – Apaga um node permanentemente do grid.
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