O YouTube iniciou testes para implementar uma nova função no aplicativo para dispositivos móveis. O recurso é bastante simples: ao pressionar por algum tempo o dedo em qualquer ponto da tela durante a reprodução de um vídeo, ele automaticamente aumenta a velocidade para até 2x.
O comando deve funcionar nos aplicativos do YouTube para Android e iOS, mas é possível que a implementação de algo similar ocorra também no site ou app para desktop. Até o momento, não há como fazer o caminho inverso e desacelerar o vídeo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Deixar o dedo na tela por um ou dois segundos ativa o recurso.Fonte: Reprodução/YouTube
Atualmente, para aumentar a velocidade de um vídeo, é preciso escolher a opção nas configurações do player. O menu fica próximo à seleção de resolução e implementação de legendas.
- Veja também: YouTube Premium: saiba como criar sua conta
Os testes são realizados apenas com usuários do YouTube Premium, por enquanto. A avaliação pode ser ativada por assinantes e vale até 13 de agosto. Sendo que, na mesma página, é possível também ativar outras funções beta no app, como um novo bloqueio de tela e o tamanho da prévia enquanto você busca um momento exato de um vídeo.
A realização de testes com grupos de usuários não significa necessariamente que o recurso será implementado nas versões estáveis dos aplicativos. Por enquanto, não há previsão para que o atalho de velocidade apareça nos apps do YouTube para smartphones.
Fontes