Austin Thompson, conhecido como ‘DerpTroll’ na internet, é o homem de 23 anos responsável por deixar milhares de jogadores desiludidos durante o Natal de 2014. Por meio de ataques DDoS, ele derrubou os serviços de empresas como EA (Electronic Art’s) Origin, PSN (Sony PlayStation Network) e Valve Steam. Agora, após julgamento que teve início em novembro de 2018, Thompson foi condenado a 27 meses de prisão.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ), o rapaz anunciava os ataques via Twitter, por meio da conta de sua equipe DerpTrolling e, depois, publicava screenshots dos ataques e de servidores derrubados.
O cibercriminoso se encontra em liberdade, mas deverá se entregar no dia 23 de agosto deste ano
Os ataques DDoS (negação de serviço, é como inflar um servidor até derrubar todos os acessos) causaram danos de, pelo menos, US$ 95 mil, afirma o DoJ. Além dos 27 meses de prisão, Thompson terá que pagar uma multa de exatamente US$ 95 mil para a Daybreak Games, antiga Sony Online Entertainment.
Atualmente, o cibercriminoso se encontra em liberdade, mas deverá se entregar no dia 23 de agosto deste ano para iniciar o cumprimento da sentença.
Vale lembrar que, no mesmo, o grupo Lizard Squad também derrubou servidores da Microsoft Xbox Live, Riot Games e Nintendo, deixando outro tanto de gamers chupando os dedos durante o Natal.
Hacker que derrubou PSN no Natal é sentenciado a prisão via TecMundo