‘Adaptamos a história e não o jogo’, diz co-criador de The Last of Us

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Imagem: Carlos Palmeira/TecMundo

“Muitas adaptações de video game tiveram problemas porque elas tentaram adaptar o jogo. Nós não [fizemos isso]. O que nós fizemos foi nos inspirar na história e nos personagens, para mostrar mais sobre eles. Nós daremos para as pessoas uma experiência completa para assistir”, prometeu nesta sexta-feira (02) Craig Mazin, co-criador da série de The Last of Us.

Ele e parte do elenco estão no Brasil para participar da CCXP22 e participaram de uma coletiva de imprensa para falar sobre o show. O TecMundo foi um dos veículos convidados e conta tudo o que foi dito pelos profissionais pelos envolvidos no projeto.

Falando sobre as maiores dificuldades de se adaptar um game para outra mídia – já que a lista de fracassos é extensa –, Mazin afirmou que a equipe pensou em quais partes do jogo lançado em 2013 eram “traduzíveis” e necessárias para a televisão e quais não. O co-criador defendeu essa visão pontuando que um jogo eletrônico se trata de imersão, enquanto uma série ou um filme é totalmente diferente por serem experiências passivas, onde o expectador não define o destino de quem está do outro lado da tela.

The Last of Us

Neil Druckmann, co-criador da série e diretor do game, discordou gentilmente do colega. “O maior desafio foi o clima”, brincou. Responsável pela criação de Ellie e Joel, Druckmann contou ter sentado com os produtores e debatido sobre o que eles consideravam essencial para a história.

“[Pensamos] em termos de temas, mensagens, quem realmente são esses personagens, como se dão as relações entre eles e como poderíamos ir além disso e aprofundá-los em uma nova mídia”, defendeu.

Aprendizados e experiências

Pedro Pascal, o ator escolhido para viver Joel, descreveu o trabalho como uma “grande experiência”. Falando sobre o que aprendeu com a história, ele acabou ressaltou o quão emocionante foi atuar ao lado de Bella Ramsey (Ellie), Gabriel Luna (Tommy) e Merle Dandridge (Marlene), que também estavam na conferência.

Dandrige contou que foi um desafio e um aprendizado interpretar Marlene de um outro ângulo. Ela dublou a personagem nos jogos e agora precisou trabalhar a questão de já saber tudo o que acontece com Marlene. Neste sentido, ela agradeceu o apoio da equipe de produção.

Luna revelou que teve contato pela primeira vez com The Last of Us em 2013, assim que o jogo foi lançado. Apesar de não ter um PlayStation 4, ele jogou na casa de um amigo e se encantou com a história.

“Trabalhar nessa produção foi a oportunidade perfeita para falar que estava trabalhando quando me viam jogando video game”, disse rindo.

Cuidado com os fãs

Assim como em todas as perguntas feitas pelos jornalistas, o elenco reagiu com bom-humor ao questionamento sobre se estavam preparados para lidar com a reação do público gamer. Antes das respostas, porém, Mazin pediu para todos tomarem cuidado com o assunto.

Apesar da brincadeira, o co-criador foi bastante incisivo sobre o quão alta está a confiança deles em relação à qualidade do material final. O elenco – que ainda não viu os episódios – deu o mesmo tom de Mazin, dizendo que houve muito cuidado ao se realizar esse trabalho de adaptação.

“Eu entendo o quanto as pessoas são ligadas a essas histórias e o quanto elas querem protegê-las. Nós também temos essas preocupações. Mas acho que fizemos um bom trabalho e que vai ser divertido”, garantiu Ramsey.

Mais para o final, Druckmann deu sua justificativa sobre o porquê um clássico moderno nos games foi transformado em uma série de televisão. Ele sugeriu que teoricamente isso não precisaria ser feito, já que The Last of Us já ganhou o respeito na indústria de jogos eletrônicos, mas deu um bom motivo para que os jogadores dêem um voto de confiança.

“Existem pessoas que não jogam video games, então elas não teriam a experiência de viver essas histórias. E eu acho que o que criamos na Naughty Dog vale a pena ser traduzido para outra mídia”, afirmou.

“Minha maior esperança é que alguém assista e fique tocado pela série e fique tipo ‘pera, isso foi baseado em um jogo? Essas coisas não eram Pac-Man e outras porcarias?’. Daí essa pessoa poderá perceber que há históricas ricas em outras mídias”, acrescentou.

The Last of Us estreia em 15 de janeiro de 2023 exclusivamente no HBO Max. A série terá um painel na CCXP22, onde muito provavelmente será divulgado o primeiro trailer completo do show.

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