A Nissan e a Mitsubishi desenvolveram em conjunto e deverão apresentar em 2022 um carro elétrico que custará cerca de US$ 18,3 mil (aproximadamente R$ 100 mil na cotação atual). O veículo será lançado no Japão e terá como base o IMk, modelo apresentado em 2019 pela Nissan.
De acordo com o site Nikkei Asia, que divulgou a informação, o lançamento receberá incentivos fiscais do governo japonês e terá o formato dos populares “Kei cars”. Essa é uma categoria específica de carros pequenos que faz muito sucesso no país asiático por causa da falta de espaço nos grandes centros urbanos.
A classificação foi criada no final da década de 40 e, segundo a regulação local, os Kei não podem passar de 3,4 metros de comprimento, 1,4 metro de largura, 2 metros de altura e potência de 64 cv.
O Nissan IMk possui um parecido com os Kei cars
Justamente por causa do perfil compacto, o Japão oferece incentivos fiscais na produção e até mesmo no estacionamento desses veículos. A Mitsubishi foi, inclusive, a primeira marca a lançar um Kei elétrico, no caso, o modelo i-MiEV.
O Nikkei Asia pontuou também que o novo mini da Nissan e Mitsubishi deverá ter 200 km de autonomia de bateria. No país nipônico, o veículo deverá custar 2 milhões ienes no lançamento, podendo cair para 1 milhão de ienes em cidades como Tóquio, onde os subsídios são maiores.
Atualmente, cerca de 40% do mercado japonês é dominado pelos Kei cars. A ideia das empresas do setor automobilístico é oferecer um modelo barato e que acelere a inserção dos elétricos no país, que ainda é relativamente baixa se comparada à Europa e China.
Fontes
Categorias