O clássico Renault 4, que estreou no mercado europeu em 1961, deverá ser relançado pela montadora francesa até meados desta década, mas dessa vez como um carro elétrico e de carroceria diferente da tradicional, de acordo com a revista Autocar.
Fabricado até 1994 pela Renault, o 4L, como ele também é conhecido, era vendido como um hatchback. Porém, a sua versão eletrificada será lançada como um SUV, para se diferenciar do Renault 5, outro modelo antigo da marca que ganhará uma versão atualizada e com zero emissão, em breve.
Ainda há poucas informações a respeito do Renault 4 elétrico, mas segundo a publicação ele usará a plataforma CMF-B EV, a mesma na qual está sendo desenvolvido o novo R5. Ou seja, provavelmente as duas versões irão compartilhar uma série de componentes, incluindo baterias e motores.
Versão clássica do Renault 4L, que começou a ser produzida em 1961.Fonte: Wikimedia Commons
O design retrô também deve ser algo presente em ambas as novidades, trazendo um pouco do desenho dos modelos originais para o século XXI. A diferença é que o 4 será um veículo mais alto e com dimensões semelhantes às de um crossover compacto, enquanto o 5 contará com um visual mais esportivo e carroceria hatch.
Lançamento previsto para 2025
Com uma agenda de lançamentos de modelos sustentáveis cheia para os próximos anos, a montadora deve estrear o Renault 4 elétrico apenas em 2025, possivelmente disponibilizando também uma versão comercial derivada do SUV elétrico sem o banco traseiro, para facilitar o transporte de cargas.
Antes dele, será lançada a versão elétrica do Renault 5, cuja previsão de chegada ao mercado europeu é para 2023, um ano após a estreia do Mégane eVision, modelo compacto cujo foco é concorrer com o VW ID.3.
Especula-se que a Renault poderá aposentar o campeão de vendas Zoe quando os dois novos elétricos retrô estiverem disponíveis nas concessionárias, situação não confirmada pela marca.
Categorias