Um procedimento de segurança adotado pela Uber para proteção de seus passageiros — a obrigatoriedade de que usuários tirem uma selfie para comprovar o uso de máscaras — tem sido utilizado por alguns motoristas para constranger os usuários e recusar corridas indesejadas.
Denunciada nesta terça-feira (10) pelo Tilt, a atitude envolve o mau uso de uma regra adotada pela prestadora de serviços de transporte que determina que seus motoristas denunciem os passageiros que estejam sem a máscara ou usando-a de forma incorreta.
Nesse caso, os condutores pedem que o usuário tire uma selfie ao solicitarem a próxima corrida no aplicativo. O procedimento já era adotado, apenas para motoristas, desde maio passado, tanto pela Uber como na sua concorrente 99.
Constrangimento de passageiros
Fonte: Geoffroy Van der Hasselt /AFP/ReproduçãoFonte: Geoffroy Van der Hasselt /AFP
Uma atendente de farmácia falou ao Tilt que, quando precisou seguir a nova regra de verificação de uso de máscara, percebeu que havia sido denunciada por um motorista na viagem anterior que queria que ela cancelasse a corrida mesmo antes de chegar ao destino.
Como ela se recusou, foi denunciada e recebeu o email da companhia dizendo que ela havia entrado no carro sem máscara, fato que ela nega.
O mesmo aconteceu com uma fotógrafa que pediu ao motorista para abrir os vidros do carro. Irritado, o motorista recusou-se a atender o pedido, cancelou a corrida antecipadamente e, quando a passageira solicitou novo veículo, apareceu a mensagem pedindo a selfie.
O que dizem os motoristas e a Uber
Motoristas ouvidos pelo Tilt informam que, embora a medida seja eficaz, acaba se revelando inócua, pois, mesmo com a comprovação, o usuário tira a máscara em seguida ou baixa e deixa no queixo.
Procurada pela reportagem, a Uber não comentou especificamente sobre o uso indevido do reconhecimento facial, afirmando que a medida visa tornar a plataforma cada vez mais segura, e que comportamentos indesejados de motoristas podem ser denunciados pelo menu do app ou pelo site da empresa.
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