O site chinês CheZhiWang, que coleta queixas de consumidores sobre defeitos em veículos, divulgou que o Tesla Model 3 fabricado na China registrou apenas 0,3 queixa por defeitos a cada 10 mil veículos fabricados. O valor, praticamente nulo, impressiona quando comparado aos relatórios de defeitos nos novos veículos da Tesla nos EUA.
Relativo ao terceiro trimestre do ano, o resultado representa também um incremento quando comparado com as avaliações da qualidade do Model 3 fabricado no segundo trimestre. Naquele período, os dados mostraram 0,7 queixa por 10 mil novos Teslas Model 3 produzidos.
O índice coloca o Model 3 pela segunda vez no topo do rank de qualidade de fabricação entre 38 carros da mesma categoria usados amplamente na China. Nessa nova avaliação, os erros da Tesla foram 50% menos frequentes dos reportados anteriormente.
Again, CheZhiWang released the Q3 ranking of 34 popular models in ???? (domestic & foreign) and Model 3 is the least complained w/ 0.3 complaints per every 10k vehicles, better than 0.7 in Q2 report. This is the 2nd time Model 3 ranks the highest in the findings. @elonmusk https://t.co/yJXOgcRpyk pic.twitter.com/PufnLqca6q
— Ray4??Tesla???????? (@ray4tesla) November 1, 2020
China se destaca em tecnologia e fabricação
No segundo lugar do ranking, um índice próximo ao da Tesla foi igualmente atingido por um veículo elétrico. Conforme dados do CheZhiWang, o minúsculo EV da Wuling Hongguang, uma submarca da GM, apresentou apenas 0,6 queixa por 10 mil novos veículos fabricados.
Além de destacar a qualidade dos veículos elétricos produzidos na China, a avaliação também mostra que o carro com motor a combustão mais bem colocado no ranking teve dez vezes mais reclamações de defeitos do que o Tesla Model 3. O Toyota Yaris, terceiro colocado na lista, registrou uma taxa de 3,2 queixas por 10 mil.
Esses números mostraram que a China não apenas tem uma tecnologia mais avançada na produção de veículos elétricos, como também se destaca pela qualidade. Pode ser um alerta para as outras unidades de fabricação do Model 3, principalmente nos Estados Unidos, e o estabelecimento de um benchmarking chinês.
Fontes