Aguardado ansiosamente e celebrado como o carro com reais chances de deter o avanço da Tesla, o Volkswagen ID.3 chegou ao mercado europeu em meio às notícias de problemas no desenvolvimento de sua plataforma de software (o que levou a montadora alemã a rebaixar o então chefe de software, Christian Senger). Agora, proprietários que compraram o carro elétrico lançado em julho estão relatando a morte da bateria, depois de poucos dias de inatividade do veículo.
O caso começa com o usuário Christian Stadler, que comprou um ID.3 em 11 de setembro, postando vídeos em seu canal no YouTube, o Battery Life, sobre sua experiência com o veículo. No último dia 23, o assunto foi sobre a surpresa desagradável que ele teve quando descobriu que seu carro elétrico novo em folha, parado na garagem há poucos dias, havia amanhecido com a bateria de 12V completamente arriada.
(Outra youtuber – Nikki Gordon-Bloomfield, do canal Transport Evolved – explica que elas são o suficiente para, em carros elétricos, acionar a bateria de alta tensão e fazer funcionar o rádio ou o painel digital.)
Sem explicações da VW
O problema não é novo (há casos envolvendo carros da Nissan e mesmo os da Tesla), mas sempre envolveram baterias precisando de reposição. Então, por que a do ID.3, com menos dois meses de uso, descarregou em dois dias?
Stadler não está sozinho: outros usuários reportaram o mesmo problema. Notícias iguais já começaram a aparecer no Reddit e em grupos no Facebook, como o First Movers Club e o VW ID.3 - ID.4 - Vizzion – Buzz – neste último, um integrante chamado Ed Stratton postou o vídeo que publicou no YouTube com um guia de como evitar que a bateria de 12V morra com o carro parado por alguns dias:
A Volkswagem foi contatada pelo InsideEVs para explicar o que está acontecendo e como resolver o problema, mas não se manifestou.
Categorias