O grupo FCA (Fiat Chrysler Automóveis) acaba de anunciar uma parceria com a operadora TIM para trazer um novo sistema multimídia para carros de marcas como Fiat, Jeep e RAM no Brasil. O dispositivo contará com um sistema operacional próprio, terá acesso a informações dos veículos e poderá se conectar a internet móvel 4G da TIM para oferecer uma série de serviços para o motorista.
A empresa ainda não deu detalhes específicos sobre o funcionamento prático da novidade, mas é possível imaginar uma plataforma similar ao VW Play da Volkswagen, mas com a diferença de que a solução da Fiat e companhia contará com um modem 4G embutido e não precisará de um celular para funcionar na maior parte dos casos.
Quando chega?
Os primeiros veículos conectados e inteligentes da FCA chegarão ao mercado brasileiro no primeiro trimestre de 2021 através das marcas Fiat, Jeep e RAM. Eventualmente, o objetivo da empresa é contar com a novidade em todos os veículos de todas as suas marcas.
Ainda não temos informações sobre preços, nem da nova multimídia que será agregada aos carros da FCA nem do serviço de internet fornecido pela TIM. Em termos de conectividade, tudo o que sabemos é referente à forma de ativação, que se dará por meio de um e-SIM, um chip virtual. Dessa forma, não é necessário comprar um chip da operadora para inserir no carro.
Os clientes vão se surpreender
Os executivos da TIM e da FCA não quiseram falar sobre velocidade de download ou franquia de consumo de dados, mas disseram que os “clientes vão se surpreender”.
Já de início, a nova plataforma terá 30 funcionalidades úteis para o motorista. Isso inclui a possibilidade de pedir e pagar um lanche no McDonalds antes mesmo de chegar ao restaurante. Outra parceira do projeto é a Visa, que deve fornecer a tecnologia de processamento de pagamentos para a plataforma da FCA.
TIM e FCA devem dar mais detalhes sobre as demais funcionalidades da sua nova plataforma no lançamento dos primeiros carros conectados de Fiat, Jeep e RAM no início do ano que vem.
Categorias