Já conhecemos a capacidade de um Model 3 em sobreviver a inundações e navegar praticamente submerso (apesar de não resistir a uma pedra arremessada contra o vidro do motorista); agora, um vídeo postado no canal canadense King Truck no YouTube mostrou o poder de reboque do carro da Tesla: ele conseguiu puxar um trailer Airstream retrô de 2,7 toneladas e 8 metros de comprimento.
O teste foi capitaneado por Andy Thomson, da empresa canadense especializada em trailers Can-Am RV; o carro escolhido para o teste foi o Long Range Model 3, elétrico com 568 km de autonomia.
Na avaliação de Thomson, o carro de Elon Musk cumpriu a tarefa com louvor, algo que muitos poderiam não prever no caso de um sedã elétrico e compacto. Ele fez somente uma ressalva: puxar o trailer reduziu a autonomia do carro significativamente, caindo para apenas 160km.
O Long Range Model 3 oficialmente é capaz de puxar menos de mil quilos, mas levou bem um trailer de 2,7 toneladas.Fonte: YouTube/Truck King
Aplausos e vaias
As reações ao teste foram ambíguas. Muitos aplaudiram a capacidade do Long Range Model 3 (que, em teoria, estaria capacitado para puxar apenas 910 kg) de rebocar o antigo Airstream, dizendo que vão aguardar o lançamento do CyberTruck.
Alguns, porém, apontaram o fato de que o teste é inútil porque, além de ferir as regulamentações vigentes para veículos de reboque (ou seja, ninguém vai poder rebocar um trailer desse tamanho com um carro desses nas estradas), não foi feito em condições normais de viagem – subindo terrenos inclinados ou enfrentando situações de frenagem, por exemplo.
Segundo um usuário, o maior problema é que a suspensão de carros de passeio como o Long Range Model 3 "não foi feita para suportar esse peso", apontando que carros potentes podem rebocar tanto peso, mas não com segurança.
Confira abaixo a experiência:
Fontes