O CEO da Volkswagen, Ralf Brandstätter, confirmou nesta quinta-feira (17) que a montadora está desenvolvendo um novo carro elétrico compacto básico, que terá a missão de substituir o VW Up e todos os seus derivados, sendo a menor e mais barata versão da linha ID. Ele falou sobre a novidade durante uma videoconferência com jornalistas.
“Estamos trabalhando nesses conceitos. Claro, temos que levar em consideração que os segmentos mais baixos no futuro exigirão EVs e estamos preparando conceitos. Discutiremos isso em breve. Carros em segmentos menores são importantes e muito interessantes para nós”, revelou o executivo.
Por enquanto, não há muitas informações a respeito do futuro substituto do Up, mas espera-se que o novo modelo movido a eletricidade da marca alemã seja ainda mais compacto que o recém-lançado ID.3, utilizando uma versão reduzida e simplificada da plataforma MEB, e apresente uma autonomia de pelo menos 300 km.
Projeção mostra como pode ser o futuro ID.1, elétrico que vai substituir o VW Up.Fonte: InsideEVs/Reprodução
O novo elétrico da VW ainda não teve o nome definido. Especula-se que ele será chamado de ID.1 e chegue às concessionárias da marca por volta de 2025, com o conceito apresentado ao público em 2023, mas esses prazos podem ser antecipados. Já com relação ao preço, Brandstätter comentou, há alguns meses, que a marca quer cobrar um valor inferior a € 20 mil.
Modelos maiores e mais potentes também estão nos planos
Além de um substituto para o Up, a nova linha de carros elétricos da Volkswagen também deverá contar com modelos maiores e mais potentes, alguns deles com apelo mais esportivo, de acordo com o InsideEVs.
Entre eles, está um modelo inspirado no carro de corrida elétrico VW ID.R, que deve ser o primeiro a chegar. Em seguida, viriam um rival para o Tesla Roadster, o sedã ID.5, o crossover ID.6 e uma van elétrica. Algumas destas novidades devem ser lançadas a partir de 2023.
Fontes
Categorias