A cidade de São Paulo foi eleita a melhor cidade inteligente do Brasil, com a melhor avaliação média em indicadores de inovação, inteligência e sustentabilidade.
Esse é o resultado da sexta edição do estudo Connected Smart Cities, elaborado pela Urban Systems juntamente com a Necta. A pesquisa envolveu todos os 673 municípios do país que possuem mais de 50 mil habitantes e avaliou 70 indicadores relacionados à inovação e aplicação prática de tecnologia nas cidades.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As regiões Sudeste e Sul são as mais presentes no top 10. Florianópolis por pouco não ficou com o título, seguida de Curitiba e Campinas — vencedora do ranking geral em 2019. Brasília é a única cidade fora desse eixo regional entre os dez municípios mais bem avaliados.
Os dez primeiros colocados na edição de 2020 do estudo.Fonte: Connected Smart Cities
Outros destaques incluem o dato de que 18 cidades entre as 100 mais bem colocadas tem menos de 100 mil habitantes, enquanto 64 delas estão na região Sudeste — o que indica ainda uma concentração geográfica.
Além da classificação geral, baseada em uma metodologia global que permite a comparação entre cidades completamente diferentes, o ranking apresenta eixos temáticos com destaques específicos que são levados em conta no cálculo final. Neles, a capital paulista foi a única a vencer em mais de uma categoria. Confira as vencedoras em cada uma das demais categorias:
- Economia: Barueri-SP
- Educação: São Caetano do Sul-SP
- Empreendedorismo: Rio de Janeiro-RJ
- Governança: Balneário Camboriú-SC
- Meio-Ambiente: Santos-SP
- Mobilidade: São Paulo-SP
- Saúde: Vitória-ES
- Segurança: Ipojuca-PE
- Tecnologia: São Paulo-SP
- Urbanismo: Curitiba-PR
Você pode conferir a lista completa no site da Connected Smart Cities, filtrando as cidades por região, estado e porte de habitantes.
Fontes
Categorias